Como não pode deixar de ser, post sobre o carnaval - paixão nacional, invejinha internacional e assim vai!
E nesse carnaval, a Bahia tem uma graaaande homenagem a fazer: 60 anos de Trio Elétrico! xD
Em 1929, Dodô e Osmar, grandes músicos baianos, queriam muito mostrar sua nova invenção em plena avenida: a guitarra baiana - um violão acoplado com um captador. Mas a ideia era fazer barulho, e em um palquinho de nada não ia dar certo. Eis que surge a ideia de transformar um Ford Bigode em um palco. Posiciona e instala umas caixas de som aqui, uma penca de fios pra lá e um espacinho para os dois ficarem em pé e sairem pela Barra mostrando inveção - até então a guitarra. O trio mesmo só ganhou fama - e esse nome - em 1951.
Com o passar dos anos eles - os 'trios' - foram sendo cada vez mais modernizados. De Ford Brigode para grandes carretas, de simples caixas de som, para potentes e milionários equipamentos. Tudo isso potencializado, claro, com o surgimentos das micaretas e blocos que são 'puxados ' pelos trios.
Em Salvador, hoje, existe uma grande indústria de confecção, manuntenção e aluguel de trios. Eles ganharam camarins, banheiros, salas de descanço, espaço para os VIP´s e até palcos elevadiços. O maior trio hoje é o do grupo Asa de Águia, conhecido como o Dragão da Folia, com 30m de comprimento, 3,20m de largura e 4,80m de altura. Ele conta ainda com um elevador hidráulico que deixar Durvalino, Nosso Rei, a 10m do chão!
E os músicos não param de inventar! O Chiclete resolveu que o trio elétrico era pouco. Eles queriam a 'cidade elétrica'! Caixas de som foram instaladas ao redor de todo o trio. Carlinhos Brown, começou a 'volta no trio', que hoje faz a festa de uns foliões, e quase esmaga outros! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário