domingo, 20 de novembro de 2011

Movimento Gota D' Água vira polêmica na Internet

Nas últimas semanas espalharam pela Internet um vídeo de atores da Globo contra a construção da usina de Belo Monte. Até aí, nenhuma novidade. Nunca ouvi ninguém se posicionar a favor. Eles apresentam números, fazem questionamentos e por final, pedem que o público assine uma petição contra a construção. Tudo num teatrinho engraçado e bacana.

A causa que foi abraçada por muitos, também foi criticada por outros. Em parte por ser uma iniciativa de atores da tão odiada Globo, em partes por alegarem ser tudo mentira. Textos, como esse do site Brasil 24/7, contrapõem todos os dados informados no vídeo. Bem, eles negam, mas também não provam nada. Nem no vídeo, nem no texto eu encontrei algum link, imagem, ou textos antigos no quais eu poderia verificar qual a verdade da história. A questão é mesmo discutida desde de 1970? Mas discutida entre quem? Falar que produz 33% de sua capacidade, quando, na verdade, produzirá 40% não me parece tãaao diferente assim... Mas tudo é uma questão de lado. Fica fácil criticar e acabar fazendo o mesmo: falando, falando, falando... e só!

Ouvi gente defendendo com dentes e unhas a hidrelétrica. Argumentos não faltaram. Até concordo com quem diz que energia eólica ainda é utopia. Bem verdade, afinal também se precisa de um espaço gigantesco pra isso e, na minha humilde opinião, ainda não vimos isso funcionar na prática, por exemplo: uma grande cidade inteira abastecida assim. Mas houve quem dissesse que isso de energia solar é conversa porque durante a noite, que é quando mais se precisa de energia, não tem sol. 'O.o jesusmariajosé De onde saiu um ser desse? Minha gente, energia solar é armazenável. Por um período curto de tempo, mas é. E no outro dia, acredite, o sol vai estar lá. Existem casas sustentáveis - que saem bem mais caras, é verdade, que não utilizam energia elétrica pra nada. É, acho que não dá pra sustentar um país inteiro assim, mas acredito que substituiria Belo Monte lindamente. Mas isso é só uma opinião de quem não fez qualquer pesquisa sobre o assunto.

O que o mundo precisa mesmo é se decidir. Porque a cada dia existe um novo motivo pra se gastar mais energia. É gente com mais computador, celular e aparelhospara conectar à energia. E de preferência tudoaomesmotempo! Se o mundo não frear, não entender que dar um passo pra trás é dar três pra frente, a gente vai ter que adaptar o mundo às nossas necessidades. E aí vai ter que desmatar tudo mesmo. Seja pra construir hidroelétrica, pra fazer pasto, pra plantar... É preciso entender que é a gente que tem que se adaptar, estragando (mais) o mínimo possível, ao ambiente. Pode parecer impossível, pode parecer retrocedimento bizarro, pode parecer utopia, mas minha vó me dizia que mudança é assim mesmo: a gente sofre, apanha e rebola pra se acostumar. Mas depois vê que não podia ser diferente.

Nenhum comentário: