A F/ Nazca S&S criou uma campanha porreta para incentivar a integração preto e branco, favela e bairro nobre, pobre e rico. Mundos distintos, mas que vêem a arte do mesmo modo, que sabem do seu poder de mudança e integração. A campanha conta com um filme, quatro spots, seis anúncios para jornais e revistas, peças de mobiliário urbano e de internet.
O comercial "O Muro" é uma produção gráfica que mostra um persogam animado tentando, por diversas vezes, ultrapassar o muro que o separa da cidade. Depois de várias tentativas falhas, ele consegue, através da música! =D O locutor finaliza com “AfroReggae. Música para combater a violência. Arte para transformar a realidade”. Esse slogam é usado nos spots da campanha (criativíssimos por sinal!).
A peça mais criativa, sem dúvidas, é a criada para o rádio. Você está no carro, engarrafamente quilométrico, rádio ligado em uma estação qualquer e do nada começa escutar a Dança do Créu. Jesus me abana! Á música é erudita! O texto final é simplesmente “Você acabou de ouvir mais um exemplo de integração cultural: Créu pela Orquestra Sinfônica de São Paulo, regência de Isaac Karabtchevsky". Ahhh... chega, né?! Bom demais! Os anúncios seguem a mesma linha, com mensagens como "O AfroReagge resgata meninos do tráfico. Usa cordas de instrumento para puxar de volta", “Aquela visão de que favela é lugar de bandido, não é visão. É cegueira” e “Nosso trabalho é reconhecido e respeitado por toda a sociedade. E cada vez mais pela society, pela sociétê, pela sociedad e pela societá”.
"Esta campanha é voltada para os negros, brancos, amarelos, mestiços, índios, ricos, pobres... Ou seja: queremos atingir todo mundo. A idéia e todo o mérito da estratégia é da F/Nazca. Posso dizer que eles fizeram o dever de casa direitinho. Estamos criando um conceito que traz novo fortalecimento às nossas causas, marcado pela comunhão de idéias e pensamentos”, comemora José Junior, coordenador executivo do Grupo Cultural AdroReagge.
"Também estamos planejando um grande projeto para 2009, que é a implantação de uma agência de comunicação em parceria com a F/Nazca e com o Terra, na favela de Parada de Lucas (Rio de Janeiro)”, adianta Junior. “Como ‘pai’ dos projetos, sou suspeito para dizer qual o mais bem-sucedido. Para mim, todos são lindos e cheirosos. Quando algo dá errado, a gente dá umas palmadas e resolve tudo”, brinca.
As peças terão veiculação gratuita nos canais Rede Globo e Sony Entertainment Television; nos cinemas, por meio da distribuidora Rain Brasil; nos veículos impressos O Globo, Extra, Expresso, Diário de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Agora, Estado de S. Paulo, Destak, Metro, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Veja Rio, Piauí e Um; na rádio CBN; e nos portais Vírgula e Afilio – Rede de Sites.
'Se gostar, descasque essa idéia!
2 comentários:
Apesar de tu começar o post me escrachandoooo..rs
Tenho que admitir as campanhas da F/Nazca são top! SÃo de roteiro e criatividade fora do comum, eu pago muito pau pras criações dos caras. E essa campanha então fantastica, um mote show de bola!! Nêga parabens pela escolha da propaganda, postou e postou bonito aqui! ;)
beijãO!
Ê moça, sumi deste balaio né?
Prometo não sumir mais! :)
Assiti o vídeo, achei criativissímo. E eles estão certos, afinal, este visão destes estereótipos sobre favela são pura cegueira mesmo!
Faço coro ao Diego, parabéns pela escolha ^^
Beijos
Postar um comentário