sexta-feira, 14 de maio de 2010

A TV por Tiago Leifert

Desde quinta-feira (13) acontece aqui em Vitória o Intercom Sudeste 2010 . Dezenas de oficinas, mini-cursos e quatro mesas-redondas depois, a gente (da organização e participantes) já viu e ouviu muita coisa. Boas e más. Mas tem sempre aquilo que te marca mais...

Uma das palestras mais esperadas era a do Tiago Leifert (@tiago_leifert), apresentador do Globo Esporte local de São Paulo. A espera se deu por vários motivos, incluisve porque os meninos amam futebol e as meninas amam o jeitinho dele. Mas a verdade mesmo é que ele tem muito a falar sobre inovação na tv. Apesar da pouca idade, Tiago já é história no telejornalismo brasileiro.

"Esporte não é jornalismo. É entreterimento!" foi uma das primeiras frases dele na palestra. Teve gente que se assustou, gente que discordou ou assinou embaixo. Aos poucos ele foi explicando seu ponto de vista: falar de esporte como se fala da bolsa de valores, de violência ou de política, não pode! Esporte é pra informar E pra divertir. No final, poucos discordavam da sua opinião. 

E com base nisso, ele explicou as mudanças que aos poucos introduziu no programa: sai o teleprompter (aquela telinha que passa o texto do apresentador), entra o improviso; cai a bancada, entra a 'liberdade'; adeus à seriedade, boas-vindas a comédia. E por aí vai... Aos poucos, a informalidade, o humor e a irreverência (e OUSADIA) ganharam o público, os diretores da emissora e até mesmo a audiência (que era sempre do Chaves! maseuamochaves). Hoje além de apresertar o programa, ele é editor, se aventura em reportagens inusitadas e divertidas e viaja pra dar palestras como essa! rs

As palavras mais usadas foram OUSADIA e INOVAÇÃO. Para ele, é disso que a tv precisa. A tv, que deve se antecipar ao desejo do público e pautá-lo (na opinião dele), está cada vez mais velha e precisa se reciclar URGENTEMENTE! E é exatamente isso que se espera de quem acaba de entrar no mercado. E não é o que vem acontecendo... E claro, interagir com as ferramentas sociais é fundamental. Afinal, competir com meios tão versáteis e multiusuais é difícil. O melhor a fazer é se aliar a eles, e usá-los a seu favor.

Boas mesmo foram as dicas que ele deu: se não souber a informação, crava! "Quantas pessoas cabem no Autódromo de Interlagos? Hãm... 40mil! Exatamente 40mil!!". E não, nunca, jamais, peça permissão. Faça e peça desculpas depois!

E não posso deixar de comentar que ele deixou muitos meu corações empedaços por aqui... E que o funk do Val Baiano BOMBOU!! 

Um comentário:

D. Martins disse...

Daaaaaa-lhe val baiano! o cara é bom. E muito bem colocado sobre a exatidão da informação!

bessos negura!
;)