segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cego sim, Incapaz é a m@#$e!!!

Arriégua, que não se pode ter uma vida corrida mais! rs É, depois de pressão por todos os lados (exageeeeero em pessoa!) eu cá estou pra atualizar esse blog. E botar mais coisa nesse balaio. Antes de tudo tenho que agradecer a visita ilustríssima do meu queridíssimo (é... quando eu fico emocionada eu solto o 'íssimo/a' a torto e a direito. protejam-se!!) amigo Elton Portela, que me prestigiou com palavras lindíssimas! =) rs E o que seria de mim sem você? ham! E nada como o nosso "rabinho de chão"! rs

Olhem só que hoje o post é dos bons (pre-ten-ci-o-sa!! rs). Muita gente pode conhecer essa figura, eu mesma já conhecia, mas resolvi postar só agora. Talvez seja porque as coisas mudam. E a gente muda. E criam-se versões, dependendo do olhar que se lança sobre. E falando em olhar... fala-se em fotografia. É aí que entra Eugen Bavcar. Pra muitos, só mais um nome estrangeiro; pra outros (muitos, queira Deus!) é um exemplo de vida.

Deixe-me fazer as honras da casa: Eugene Bavcar, esse é o povo do Balaio. Povo, esse é o Eugene Bavcar. Um esloveno cego desde os doze anos que é, PASMEM!!!!, fotógrafo.

E não digo fotógrafo de merda, não. O cara é respeitado nos quatro cantos desse mundo. Participou do documentário, igualmente respeitado, Janela da Alma, que trata sobre a visão, suas diversas formas, seus desvios, seu olhar interior e exterior e a importância do saber olhar, não apenas ver.

[Momento merchan...] Gente, vale a pena ver o documentário. É lindo! Tão simples e tão esclarecedor... De uma suavidade e delicadeza inquestionáveis. Há participações maravilhosas como a do José Saramago fazendo um paralelo da atualidade com a caverna de Platão; João Ubaldo Ribeiro grande, grande, grande sempre!; Agnès Varda detalhando (e emocionando) a cena em que filmou o marido para um filme e o valor de um olhar apaixonado; O vereador mineiro Arnaldo Godoy que compartilha o que é perder a visão na adolescência e como as mulheres gostam do tato beeeem desenvolvido na cama! E outras personalidades igualmente ilustres e cheias de coisas a ensinar. Se inquiete e vá procurar pra assistir!

Voltando ao foco...
Eugene também é filósofo. E junta num balaio só a visão de filósofo com a de fotógrafo. Sobre sua deficiência, ele costuma dizer que "não há muitas diferenças entre ele e os ditos sãos. Ninguém mais vê. E sabe porque? Por que não há mais olhar interior. Perdemos o distanciamento. Vivemos em uma cegueira generalizada. A tv mostra as coisas sobre um olhar e veja só: todos a seguem. São tão segos quanto eu".

Frases como "Narciso morreu afogado porque não compreendeu que entre ele e a imagem existe a água. Sou Narciso sem o espelho. Para mim, as imagens existem também através do olhar dos outros, que me falam, que me trazem, que me permitem ver" ou "Não se pode querer ver o mundo com os olhos dos outros, nem com sua visão. Eu faço o que posso com o que tenho. Eu crio minha imagem, a sinto" também são de sua autoria.

O cara é figurinha repetida no Brasil. Veio aqui um par de vezes e sempre faz questão de mostrar seu fascínio pelo exotismo (e isso lá existe? oO) do país. Característica essa sempre presente em suas fotos. E espie só... Num é que dia 15 de maio ele dá as caras por aqui? Será no Centro Universitário Maria Antônia. Para maiores informações: Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, 3255-5538.

O autor...


A obra a obra...








E se gostar, descasque essa idéia!

6 comentários:

Gabi Maggie disse...

Esse cara é muito foda..
Adoooorooo
Mari, isso aqui tá tão cult!!!
haihaia
Bêjos

Unknown disse...

Boaaaaaaaa!!!
Esse post foi um golaço ^^
Não conheço o trabalho dele, mas (porisso que gosto deseu blogger)ceteza que vou pocura cnhecer pois um cara que diz frases tão pra cima, não pode ser ruim.
Lembrei de uma frase que não lembro q filósofo disse:"vivemos no mundo das sombras". Eugene Bavcar com certeza vive no mundo da luz pois é poupado de "ver" tanta coisa ruim, tanto olhar tristonho nosrostos das crianças que passam fome e tantas coisas mais.

Parabéns mais uma vez!!!

http://k4osss.blogspot.com/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Falcão disse...

Mariiiiiiii, fiz um blog igual ao de vcs. Cansei do outro diferente...uahuahuahuahuahua
Beeeeeeeeeeeeeeijo!!!

D. Martins disse...

Eu li, já tem alguns dias, mas não comentar seria um pecado. Não conhecia esse fotografo e fiquei impressionado com a qualidade e força do cara! Show de bola!=)

Amanda disse...

nossa, assisti um documentário com ele ontem na Janela da Alma. daí tive de vir procurar o trabalho de Eugene. saberia me indicar um site que tenha mais fotografias?

Maravilhoso! Um abraço. e Parabéns pelo post.