quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Revelando os Brasis

Povooo!! Que 'sôdade'! É que a vida está corrida! Mas tá bom assim! rs E sabem o que descobri? Que se nada der certo eu num preciso virar esposa mais! Dá pra ser professora! Tô mandando bem lá no Kumon com a pirralhada mais 'gotosa' que eu já vi. =) Sobre o último post sem pé, nem cabeça: Darsh, baby, a maldição não pegou na Nath, mas afetou geral! rs Peiton Peitocin, eu também tenho medo! oO Nana... Saudades da porra já! =/

Mas simbora que num pode parar!!!
O post de hoje é pra lá de retado! Coisa boa que surgiu, criou forças, consistência e mostrou que veio pra ficar. E me diga se dá pra ficar parada e de braços cruzados quando surge a portunidade de TRANSMITIR algo realmente bom? Se a sua resposta foi sim: Relaxa! Com o tempo você aprende. Isso contagia. xD Se foi não: Escute e espalhe!

No ano de 2004 a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura surge com um grande projeto: REVELANDO BRASIS. O que? Pra que? Onde? Com quem? Quanto?
Caaaaaaaaaaaaaalma! Num se avexe, que eu explico!

Revelando Brasis faz parte de uma série de ações que busca a inclusão audiovisual para os que moram distante e não têm contato com as tecnologias do mundo a fora. Além da inclusão, outro objetivo é formar receptores críticos, capazes de opinar, debater e criar. Pra participar basta ser maior de 18, morar numa cidadezinha com no máximo 20 mil habitantes e ter uma boa história pra contar. Aparece gente até de 70 anos, desde pedreiro, agricultor e sindicalista até médico, palhaço e fincionário público. Carta mandada, agora é esperar. Por que é feita uma seleção, por esse Brasil de meu Deus, a seleção das 40 melhores histórias. A comissão que escolhe quem entra e quem sai é formada por professores univesitários e profissionais da área de audiovisual.

Se sua história foi deixada 'pra próxima', bola pra frente! Se foi escolhida, adivinhe o que acontece? Câmera, filme, ação! =) É, é isso mesmo, meu rei!Sua história vira filme. Nada de um longa, sendo pirateado antes mesmo de chegar aos cinemas. Calma lá! rs São curtas, documentários de 15 minutos de duração, que relatam as hitórias narradas por brasileiros de vários lugares, de várias idades, culturas, valores e criações. Ai, que mistureba! Que balaio! Na primeira etapa seus autores participam de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição e etc. Na etapa seguinte, os selecionados colocam em prática o aprendizado recebido, retornando a suas cidades para a realização dos vídeos.

Em suas terras natal, os próprios selecionados organizam a produção, coordenando o trabalho das diversas equipes envolvidas. Eles também dirigem e participam da edição do vídeo. Eles contam com o ombro amigo de uma produtora regional, contratada pelo projeto pra dar o suporte necessário.

Bacana é o envolvimento de toda comunidade das cidades. Os selecionados contagiam e estimulam todos a entrarem no projeto nem que seja como figurante que entra mudo e sai calado. Ele integram as equipes, desempenham funções artísticas, técnicas e de apoio. É uma união típica de interior e de brasileiro, acima de tudo.

Vídeo pronto? Hora de percorrer o circuito de difesão previsto:

• Exibição nas cidades
Em parceria com a Petrobras, o projeto realiza exibições abertas em todos os municípios participantes de cada edição e também nas capitais dos Estados que integram o circuito;

• Programa de televisão
Em parceria com o Canal Futura, o projeto produz o Programa Revelando os Brasis. A exibição de cada vídeo é acompanhada de entrevistas com os realizadores;

• Participação em m ostras e festivais de cinema
O projeto promove articulações com a direção dos festivais, cineclubes e outras instituições para a difusão dos vídeos por meio de mostras especiais no Brasil e no exterior;

• DVD
Em parceria com a Petrobras, os vídeos do projeto são lançados em DVD com distribuição gratuita entre bibliotecas públicas, secretarias de Cultura e Educação, instituições de preservação da memória audiovisual etc.

Depois disso eles são disponibilizados para exibições não comerciais.

Em palestra, a Breatriz Lindemberg, uma das idealizadoras do projeto, disse do barato que é todo o processo. De como os selecionados querem dirigir e não atuar. Como se sentm ao coordenar tudo. Saltou pedacinhos de relatos e situações e o dividor de águas que o Revelando se tornou. Quem antes era ajudante de sei lá o que, hoje é câmera, ou ambiciona ser diretor, ou passou a se dedicar a atuação.

Esse é o terceiro ano em que o Revelando acontece e as inscrições já começaram: Até o dia 28 de março tá valendo! O regulamento e as fichas de inscrição estão no site. A partir de fevereiro, o regulamento e a ficha também poderão ser retirados nas agências e postos de atendimento dos Correios e do Banco do Nordeste. Mais informações você encontra no Instituto Marlin Azul pelo telefone (27) 3327-2751 ou através do e-mail revelandoosbrasis@gmail.com.

Tá vendo, minha gente, que coisa mais linda! É gente que tá por cima, pensando em quem não tem ascesso, não tem dinheiro e mal tem sonhos, ou não os vêem realizados. Ou simplesmente mora lá por onde Judas perdeu as meias. Ai, que dá até orgulho de ser brasileira assim, quando a gente esbarra com quem o é com louvor. Bom, bonito e barato (quando se conta com apoios imprescindíveis como o da Petrobrás).
Por isso, seja bonzinho e passe adiante! Com certeza você conhece alguém que more nma cidadezinha que tem muita coisa pra contar! Desde que caiba em 15 minutos... rsrs



Se gostar, descasque essa idéia!

4 comentários:

D. Martins disse...

Olha só! Gostei demais desse post! Totalmente cult! ..rsrs
Mas de boa, vc tá de parabens, essa informação é bacana por demais! bah!

Puxando um gancho disso, tá rolando um festival de designer... e vão reunir estudantes de comunicação, artes plasticas, desginer e afins pra criar designer de produtos pra samsung.. e me parece que chegou a vez do Brasil! achei bacana, seria legal divulgar no seu blog!

(falei demais..rs)

bejão!

Darshany L. disse...

Maneiro isso que seu amigo falou acima!!!!

Ai Mari, show de bola esse negócio que vc postou!!! Amei!
Blog muito útil o seu cara. Demais.

;****

@HumbertoMelo83 disse...

Oi linda... Cá estou eu mais uma vez. Primeiramente, gostaria de felicitar você por mais um grande post. Muito conteúdo e informação. É disso que gosto na internet: boa informação de forma rápida.

Continue forte nessa jornada, hehehe...

Olha, mudei minha URL. Agora tá mais a minha cara, hehehe... Espero uma visitinha.

Bjos!


^^

@HumbertoMelo83 disse...

Pow, ainda bem q vc gostou da dica musical, hahahaha... E lá vai outra: TRILHA SONORA DO FILME "CINEMA PARADISO"... Simplesmente sensacional. Algo clássico, moderno e lindo. Acho que você vai gostar.

Linda, tentarei add o link do seu blog no meu, assim fica mais fácil de acessá-lo, hehehe...

Bjooo e té++!


P.S.: Já que este blog é um balaio de gatos, então vc é uma gata, certo? Hehehe... Bjo gata!