sábado, 9 de fevereiro de 2008

Olha o FREVOOOO!!

Ohhh minha gente!! "Óia nóis aqui travêis!" xD Povo, sobre o post anterior: É tem muita coisa boa no formato EAD. Vale só procurar algo confiável e mandar brasa! Priscila, "gradicida" pelo e-mail. Pedro, eu também achei o post ENORME (e a Natasha também, diga-se de passagem! rs) mas era muita coisa legal pra deixar de fora! A intenção era TRANSMITIR!! E sim, Darsh querida, sempre que preciso (ou que eu sinta vontade) você será mencionada por aqui! E por falar em blog... Eu recomendo Casaco Verde, Velho e Surrado. Essa mocinha vai escrever muito ainda!

"Tenha fé no azul que 'tá no frevo, que azul é a cor da alegria do cavalo mambembe sem relevos, do galope de Olinda pra Bahia!!"

Entendeu nada, foi?! rs Se avexe não que a gente resolve. Isso foi só pra introduzir o post de hoje, que vem direto de Olinda e Recife para aportar na minha Bahia (onde ainda estou e tão breve darei até logo! =/ ). É que sábado, dia 9/02, o FREVO comemorou nada mais, nada menos do que 101 anos. Não é pra qualquer um, não! São 101 anos de muita cultura, tradição, coreografias, passistas, fugurino... Coisa que o tempo não mata, que as gerações cultivam e que se transforma!

E é nessa parte -transforma!- que o nosso post começa de verdade! O tradicional é bom, mas não significa que a inovação seja ruim! E é aqui que eu lhes apresento, senhoras e senhores, a Spok Frevo Orquestra. Confundiu? Eu explico!
Em 2001 surge, sob o comando dos grandes saxofonistas Inaldo 'Spok' Albuquerque e Gilberto Pontes, a Spok Frevo Orquestra. Contam com 18 integrantes, feito uma "big band", cheios de vontade para criar novidades harmônicas e melódicas no clássico gênero. Que não esquecem o respeito ao passado e acham novas propostas de futuro. Só pra informar, na Spok Frevo Orquestra todos os músicos são talentosos improvisadores. Isso ai! Está certo que frevo não vive de improviso, mas também não saberia existir sem ele! Com dois anos de formação já se apresentavam no festival na cidade de Nantes, França, e em muitas cidades brasileiras mesmo, incluindo clubes de jazz.

Ao contrário do que acontece em muitos grupos de frevo, na Spok Frevo o importante é o FREVO! Nada de banda escondidinha lá nos fundos com dançarinos saracudiando sombrinhas no primeiro plano. Não é um show pra dançar (mesmo que você morra de vontade! E isso irá acontecer, meu caro.). Você está assistindo à apresentação de uma orquestra, amigo. Comporte-se! Mexa só os pesinhos, feche os olhos e deixe-se levar. É frevo, opa!!! Mas vou abrir o jogo: há uma bailarina sim! Dança que encanta! E é acompanhada por meninos da Escola do Frevo, que não fazem feio!




E não importa como ele seja: coqueiro (puxado pelas notas agudas, acima da pauta, dos trompetes), ventania (pelos saxofones e as nuances do sopro em palheta de madeira) ou abafa (quando a afinação fica de lado e o que vale é fazer sumir o que toca a orquestra do clube rival, ali subindo a rua na direção oposta) - as informações desse parágrafo - até aqui! rs - foram surrupiadas do blog Sobre Musica - o que eles querem é levar até o público do Brasil e do mundo o que é o frevo de rua, que lembra o jazz e seu jingado.

Constantemente há participações porretas! Lenine (que quando canta, me encanta!!), Beth Carvalho, Leo Gandelman e cantores regionais como Almir e Kelly são alguns nomes que prestigiaram - ou tiveram ilustre prestigio? oO - a Spok em belíssimos duetos.



Ficou na vontade também? Não se aperreie! Não foi o único! E não.. eu nunca vi ao vivo... AINDA!! Recife que me aguarde, porque um dia eu ainda hei de me acostar por lá! rs














Se gostar, descasque essa ideia!

5 comentários:

D. Martins disse...

Olha, olha! Ela atualizou! xD

Ah Mariana, pq falar de musica, merece um comentário e eu fico de boca aberta!

Nem sabia, metade sobre o frevo, que eu gosto tanto, obrigado pelas informações..hauhahuahu

bejO, coisa! tá joia! =)

D. Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Toda mistura é valida, apesar de não conhecer nd sobre frevo mesmo porque onde moro nunca ouvi um lugar que seja tocando, fiquei curioso e procurarei!!!
valeu pela dica!!!

http://www.k4osss.blogspot.com/

@HumbertoMelo83 disse...

Oi, oi...
Pow, primeiramente, o post do frevo é bem legal... É como digo: blog com conteúdo é muito bom de se ler.
Lá na terrinha dos meus "painhos" não tem o frevo (Paraíba), mas o jeitão "arretado" é o mesmo em todo o nordeste; e isso é muito bom! Não é por acaso que o dia e a noite no Brasil começam no Ponto do Seixas, né? Hehehehe...
Bem, quando eu tiver com mais tempo, lerei seus outros posts com muito prazer. Por hoje, deixo meus parabéns!

Sinta a brisa e siga o som... Esse é o barato.
Beijo!

^^

Darshany L. disse...

eeeeeeeee
mariiiii

beberemos tomorrooooooooow

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee