terça-feira, 27 de maio de 2008

ACENDE, PUXA, PRENDE E PASSA

Eita lelê! ´Tamo que ´tamo de volta! Pro senhor Diego Canguinha, eu NÃO larguei o Balaio às traças! Para a baiana lá de Itamaraju (cidade pertiiinho da minha saudosa terrinha!), gradicida pela passagem por essas bandas! É a correria, meu povo! E ohhh.. post GIGANTE hoje!

Momento ALEGRIA:

Show do Fagner nesse sábadooo!! \O/ E sim, eu a-do-ro aquela voz de taquara rachada! E mãezinha, de quem eu já morro de saudades, virá assistir juntinho comigo!

Pronto, já estou no meu estado normal.

E simbora pro que interessa. Minha gente, o mundo tá virando uma fumaça que só; e eu NÃO estou falando das fumaças que os carros soltam, ou as chaminés das fábricas. O cigarro está macumunado com o Cérebro e quer dominar o mundo. Pois é, pois é, pois é... E 'tá conseguindo. Em Vitória - E.S., por exemplo, se você bota o pé num buteco qualquer, sai numa catinga medonha. E eu fico puta mesmo de ter que lavar minha roupa só porque 'tá catinguenta!

Esse serzinho félodaputa já foi sinal de status. Chique de duê uma mulher com uma piteira fumaçando na ponta. E nada como um maxilar quadrado segurando uma dose de Chivas numa mão e um cigarro na outra. Hoje qualquer um compra; status já era. Agora a onda é ser pop. E vamos combinar, né? Cigarreiras e esqueiros iraaados que eles inventam.
Atáia, Mariana, atáia! E na luta contra esse vilão que está enraizado na nossa sociedade, o Ministério da Saúde lançou uma campanha hoje, 27, com imagens chocantes para estampar o fundo dos maços. Estava mesmo na hora de renovar! As imagens foram escolhidas com base em um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que mediu o grau de aversão que as imagens alcançam. A pesquisa, desenvolvida de 2006 a 2008, mediu a reação que 212 pessoas entre 18 e 24 anos apresentaram às imagens. Foram selecionados para a pesquisa fumantes e não fumantes.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos fumantes adquirem o vício antes dos 18 anos, fazendo com que o tabagismo seja considerado uma doença pediátrica. Vê se eu dou conta? Esse mundo 'tá virado mesmo!

No estudo o Inca trabalhou em parceria com os Laboratórios de Neurobiologia da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e de Neurofisiologia do Comportamento da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E ai vai a campanha por completo!

'Se gostar, descasque essa idéia!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Por que arte é sempre arte!

Faço e não nego!
E esse texto foi DES-CA-RA-DA-MEN-TE surrupiado do blog Grito Literário do querido - e barganhador, diga-se de passagem - Vitor Taveira. Um belo texto do qual não tenho idéia de quem é a autoria. Vitooor.. conta aê! =) Lindo, que toca qualquer um sensível à arte; e compartilhá-lo foi quase inevitável.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
A fotografia queria ser arte. Desafiou a poesia prum duelo de morte: só o mais forte sobreviveria.


Logo se gabou: "A voz do povo é a voz de Deus. E dizem que um imagem vale mais que mil palavras. Seu exército prolixo não será páreo pro disparar de meu gatilho preciso!"


A poesia retrucou:"Surgiste há pouco e queres desafiar a mim?Sou da humanidade uma tradição secular,desabafo silencioso dos que preferem não gritar,consolo da vida, esse sofrimento sem fim ."


O duelo descobriu-se interminável. Cada golpe que sofriam do oponente os fortalecia mais e seus golpes feriam a si mesmos. Era a soberba quem os machucava. Então perceberam que eram arte justamente quando não tinham a pretensar de ser. Viram-se derrotadas por si mesmas. Era a pior das sensações.


Abaixaram a cabeça e decidiram regressar. Já haviam perdido a noção do tempo. As cores do dia se misturavam com as da noite mas não sabiam se o que vinha era a madrugada ou o alvorecer. Caía uma chuva fina e o vento que vinha da costa lhes fazia estremecer. Abraçaram-se e voltaram juntos pra casa, comtemplando as águas diáfanas e dançando ao som do vai-e-vem das ondas.


Dalí em diante resolveram que andariam juntas. Aqui. Sem pretensões, apenas sendo o que sempre foram: sinceras.



'Se gostar, descasque essa idéia!

domingo, 18 de maio de 2008

PORQUE É QUE NÃO SE JUNTA TUDO NUMA COISA SÓ?

Não, apesar do título desse post, não estou aqui para falar do Teatro Mágio. Mas realmente, tem hora que a gente se pergunta: por que é que não se junta tudo numa coisa só?!

E para acabar com esse dilema, eis que a tão querida américa Latina assim o fez. Juntou tudo numa coisa só, para aproximar, reunir e multiplicar. De que diabos eu estou falando? Fácil! É o Notícias LA , a mais nova agência que reune notícias de toda américa latina. Os primeiros passos partiram da Fundación Generación Libre e da CEPAD. E na coordenação tem gente de tudo quanto é lado. Belezuuura!!

De acordo com a definição da própria equipe, a mesma é formada por comunicadores, estudantes, jornalistas, blogueiros, cibernautas, entre outros profissionais de diversas áreas. Seres Humanos, Latinoamericanos, que trabalham, no campo da informação, pela integração e irmandade de nostros povos.

Eles apostam, e com razão, na consolidação de novos canais de comuniação, desde o digital, que sirvam para restabelecer e fortalecer os vínculos latinoamericanos, e desta forma poder criar políticas comuns e integradas.

"Acreditamos que o direito ao livre acesso à informação é primordial, mas não mais importante que o direito a compartir e difundir informação. É nesse sentido que nos conformamos como a Primeira Agência Latinoamericana de Notícias que tem como fontes principais as vozes de cidadãos que desde os blogs ou jornais digitais cidadãos, fazem escutar o que se passa em seus bairros, em sua cidade, em seu país, a partir da sua visão". Eiiiita, que falaram bonito!

Então é isso meu povo, corram lá e apreciem essa blezuuura de iniciativa!




'Se gostar, descasque essa idéia!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

YOUTUBE: ELE TEM A FORÇA!!

Pronto Diego, pronto! O balaio está de post novo! Satisfeito?! rs Eita povo, que feriado 'tá chegando e a animação já começa semanas antes! Deixe eu falar: Gabi, Rafa e Natasha do 4º, valeeeu pelo forró! xD Vitor, vamo que vamo que o "Soy loco por ti" não pode parar!

Como é que as coisas são, não é minha gente? Até um tempo atrás o Youtube era considerado um site idiota, para vídeos não menos idiotas. Maaaaas, o mundo dá voltas e quem ri por último, ri melhor, já dz o velho ditado. Mas 'pur módi que' que 'tô falando disso? Simples assim...

Em setembro de 2004, David Budzinski, um turista texano, gravou uma sequência porreta em vídeo durante uma visita ao Kruger National Park, na África do Sul. Um pequeno bando de leões disputava aos tapas com um crocodilo um filhote de búfalo, separado de uma manada. Os leões levam a melhor. No momento seguinte, os búfalos retornam e "salvam" o filhote. É a mãe natureza fazendo e acontecendo. Cenas tão rotineiras, se tornam belíssimos espetáculos aos nossos olhos!

Ao voltar para os Estados Unidos, Budzinski tentou vender seu vídeo, seja pra fazer uma graninha ou para dividir com o resto do mundo essa cena que raramente será registrda de novo. Ofereceu-o para canais como National Geographic e Animal Planet, mas não houve qualquer interesse.

"E agora, quem porderá nos ajudar?" "Eu, o Youtube colorado! Não contavam com a minha astúcia!"

E foi isso que o tal de Budzinski fez. Postou o video no site, sem ganhar qualquer tustão em troca. Agora, 30 milhões de visitas e quase 30 mil comentários depois... O National Geographic Channel se resolveu por comprar os direitos e lançará um documentário de uma hora, desconstruindo o drama capturado.

Eu tentei baixar o video pra colocar por aqi, mas 'tava demorando de um tanto, mas de um tanto, que eu desisti! E me decidi só pro colocar o link do video no Youtibe. Não deixem de ver, filmagem das booooas! Deixe de preguiça e de manha e coooooorra lá! http://www.youtube.com/watch?v=LU8DDYz68kM

Toda essa situação diz muito sobre o livre acesso, copyright e o papel do Youtube nos dias de hoje. O que ontem era ralé, hoje conta na pauta de um dos maiores canais de comunicação do mundo. Como é doce o saber da vingança! =D




'Se gostar, descasque essa idéia!

terça-feira, 6 de maio de 2008

De volta à casa do Braga

Ohh povo, olhe que tem gente nova no Balaio! Senhorita Gabriela (mochileira oficial e estudante de jornalismo nas horas vagas! =D ), você sabe como sua opinião é válida e sua amizade, importante. Pauliiinhaaa: Miss ECOS! Adorei você pro aqui. Assim como Júlia Lost. E o que dizer? Sim, tenho orgulho de ser baiana e de ser nordesina. É o sangue quente correndo nas veias, que por um tantinho assim - quanto mais por um tantão daqueles - põe a mão nas cadeiras e roda a baiana. Ehh lelê!! Salve, salve o orgulho de ser nordestino! E às favas com o Dantas!
E hoje eu venho trazer boas novas do Espírito Santo. Coisa boa de VER-DA-DE (isso vai ficar pra história! rs) e que vale a pena ser prestigiada!

No interior do estado a gente se depara com Cachoeiro do Itapemirim (Aeeh Naty e Pauliiinha! =D ), uma cidadezinha quente, de um povo de coração enorme e alma pura. E é de lá que vem o sempre grande Rubem Braga. Um poeta de primeira, um cronista sem igual e um jornalista porreta! Foi ele quem valorizou a crônica e a tratou como real literatura. E acima de tudo, sempre teve orgulho do lugar de onde veio. Nada mais justo do que essa cidade, que tantas vezes foi lhe serviu de inspiração, retribuir o carinho e cuidado. Dá-lhe Bienal em homenagem ao Braga!


A primeira edição ocorreu em maio de 2006, no aniversário de 15 anos de morte do escritor. E nesse ano, a segunda edição já teve seu lançamento nacional. O evento será realizado nos dias 5 a 8 de julho. A programação principal se dá no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz. Mas como o que não falta é evento, ainda sobra coisa para se apreciar no Cine Clube "Jece Valadão" e no Teatro Municipal Rubem Braga. O tema desse ano é "A Crônica e Meio Ambiente". É uma tentativa de alertrar para tão grave problema ambiental pelo viez da literatura.
A programação é de boquiabertar! São palestras, mesas redondas, exposições, oficinas e apresentações culturais para todos os gostos. E tem lançamentos de livros, cd´s e debates de grandes escritores e o público? Ora, tem sim, sinhô! rs Tem gente da terra e de além mar pra prestigiar e contribuir. Nomes como: Tônia Carrero, Antônio Nóbrega, Adriano Espínola, Affonso Romano de Sant`Ana, Elisa Lucinda e mais um time de responsa, vem pra dar seu pitaco e seu tempêro. E é assim que tem que ser: um eterno dar e receber.

Rubem Braga tornou sua cidade natal conhecida pelos jornais, o que rendeu várias histórias, e levou Cachoeiro a ser chamada de Capital Secreta do Mundo, título até hoje propalado com orgulho pelos nativos.

Eu bem que tentei postar por aqui a programação detalhada, e até mesmo prosear mais sobre o evento, mas o site Bienal Rubem Braga hoje estava de manha e nem quis dar o ar da graça. Então deixo aqui o link para que corram lá, assim que ele deixar de dengo, e ver tudo nos mííííííínimos detalhes!

E pra fazer valer a pena, umas das grandes frases do autor:

Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: "Eu sou lá de Cachoeiro..."

No livro "Ela é Carioca", de Ruy Castro, há esta passagem hilariante de Rubem Braga:"Certa vez, Rubem Braga foi assistir a um show de seu velho amigo Vinicius de Moraes. A folhas tantas, Vinicius suspirou no palco: "Ah, a melhor coisa do mundo é comer um papo-de-anjo ao lado da mulher amada!". Na platéia, Rubem saiu de um silêncio que já durava horas e resmungou para sua acompanhante: "Está gagá. Muito melhor é comer a mulher amada ao lado de um papo-de-anjo".








'Se gostar, descasque ess idéia!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

BAIANA, SIM SINHÔ!!

Ohh do Balaio! Oh nóis aqui travêis!
Pena que eu não venho trazer boas novas. Nada de campanha publicitária, texto porreta ou uma dica de música. Eu 'tô é revoltada. Envergonhada, para ser mais sincera. E com vontade de mandar um tal de Dantas paras quintas! E com gosto!

Tudo começou com o resultado da prova do ENADE para o curso de medicina. Nota 2, numa variação de 1 a 5, para o curso da UFBA. É, não é a nota que se gostaria, mas fazer o que? A UFBA não é diferente de qualquer outra universidade pública do país. Eu, baiana estudando no Espírito Santo, bem sei como a UFES é cambota, e das duas pernas! Problemas há minha gente! É lavagem de dinheiro; é professor, que apesar de todos os doutorados prefere evitar a fadiga do trabalho, ou simplesmente não sabem transmitir informação e conhecimento; é infra-estrutura que é decadente e é aluno que não estuda também.

Mas, para explicar tão baixa qualificação da mais antiga faculdade de medicina do país, o próprio coordenador do curso, Antonio Natalino Manta Dantas, soltou essa: O QI dos baianos é baixo, por isso a nota baixa no ENADE. E ainda reforçou: O QI dos alunos de medicina é baixo sim. Como vou dizer que eles têm QI alto se eles foram mal em uma prova que o resto do Brasil foi bem? Que eu saiba, não houve boicote à prova do Enade. Então eles [os alunos] mesmos se submeteram à vergonha nacional. Eles tocam berimbau porque tem uma corda só. Se tivessem duas, não tocariam. Seria preciso neurônios demais".

Se assim são os alunos baianos, como são os professores baianos e formados na Bahia? tsc...tsc...tsc...

Pensem em alguém que só queria espancar esse baiano de meia tigela e depois jogá-lo pela janela, já que virou moda. Mas que sujeitinho medíocre! Tirar da faculdade qualquer culpa pela situação e colocá-la no QI de um povo é a solução? Pelo amor de Deus, sumam com esse camarada do mundo acadêmico! De acordo com ele, os professores da UFBA são bem gabaritados (doutores, mestrados) e a infra-estrutura é das melhores. Dai-me paciência. Ser doutro não é atestado de bom professor. E boa infra-estrutura não é o mesmo que usá-la como deveria e quando necessário.

Constrangedor. Uma terra que é berço de grandes nomes da música, da literaturae da política brasileira ter que escutar um doutorzinho qualquer ofendê-la de tal modo. Dizer que o baixo QI é hereditário... Diga isso à Rui Barbosa, Dorival Cayme, Jorge Amado, Caetano Veloso, Gil, Bethânia, Gal, Glauber Rocha, Nizan Guanaes, Raul Seixas e tantos outros! Um bando de asnos, não? Que só desqualificaram o Brasil em tudo que colocaram as mãos, porque cérebro é algo que eles não têm.

Preconceituoso! Resume-se a isso o comentário do Dantas. Preconteito contra um povo, que como diz Guanaes, misturou aquilo que o português aportou em nossas praias, com o que o índio enterrou e sem esquecer do que o negro trouxe de terras de além mar.

Reações? Bom, o reitor Naomar de Almeida, discorda: "Eu repudio totalmente as declarações, achei chocante o que ele [Dantas] disse. Estou solicitando que o colegiado de professores de posicione com relação às declarações porque um professor com o cargo dele, que é um gestor acadêmico do curso, não pode se posicionar desta maneira", diz. Os alunos se reunirão para discutir o assunto. (Discutir?? Eu apedrejava de uma vez! Sim, sim, sim! Emputecida até o último fio de cabelo!)

Que várias, e eu digo vááááárias pessoas concordaram não era de se duvidar. Muitos pobres de alma, coração e espírito não conseguem entender o que é a Bahia - uma questão de QI, meu bem. Mas que se dane o que digam os forasteiros! Salve, salve nossa, pelo menos minha, terrinha amada! Que não troco por pedaço de chão nenhum! Que tem o céu mais lindo e o sol mais quente. O povo mais acolhedor e único e a arte na veia.

Os comentários que muitos deixaram em sites que expuseram o assunto:

BAIANINHO:
OXEE MEU REI NÓIS AQUI NUM TEM TEMPU DI APRENDE AZ COIZAS PURQUE NÓIS FICA 6 MEZES PUR ANU NAS MICARETA E US OUTRUS 6 MEZES FASENDO MACUMBA .....

sabido
Descobri a causa dos problemas educacionais de São Paulo: só dá baiano nas escolas públicas deste Estado

Robertoro
bertolawrence@bol.com.br
Concordo plenamente que baiano tem QI baixo,e adoram criticar os paulistanos, mas quando querem montar seus barracos e trazer seus milhares de filhos é pra SP que eles correm morar...Povinho

Realista01/05/200811h00
Acho que essa baianada safada tinha era que estudar ao invés de ficar pulando carnaval o ano todo com estas micaretas demerda e exportando estas porcarias para o restante do Brasil.Vamos estudar baianada ao invés de ficar dormindo o dia todo.

Revolucionário01/05/200810h54
Vamos separar o Nordeste do restante do Brasil... Isso é só mais uma demonstração das merdas que vem desta terrinha, assim como todos os seus políticos. Vamos apoiar um movimento para que o Nordeste se desagregue do restante to Brasil e já.

Simone01/05/200810h15
Vcs já foram na Bahia? Sem generalizar.... mas só quem já foi lá pra entender o que o coordenador está tentando dizer.

Martiny01/05/200809h32
Todos nós, no fundo, sabemos que ele está certo!

Assim seja! Separemos o Nordeste do resto do Brasil! Seremos uma nação independente! Mudem por favor a nacionalidade de todos os grandes nomes nordestinos! Alceu Valença, Elba Ramalho, Rui Barbosa e uma lista sem fim serão apenas nordestinos. Show no Brasil será turnê internacional. Jorge Amado precisará traduzir seus livros. Filme do Glauber? Só legendado. E que esse povo seja mais patriota! Se não gostar, que vá ser sulista! Peça à Deus pele branca e olho azul. Esqueça vatapá e carurú! Sinta o frio congelar os poros e esqueça o que é quebrar as cadeiras da maneira mais gostosa que possa existir. Porque eu quero o Nordeste bem assim: do jeitinho que é!

Façam-me um favor... Que sumam todos que não estão satisfeitos, inclusive os baianos que sonham em ser gaúchos e deixem essa terra pra quem realmente é merecedor dela!





"Se gostar, descasque essa idéia!