quinta-feira, 1 de maio de 2008

BAIANA, SIM SINHÔ!!

Ohh do Balaio! Oh nóis aqui travêis!
Pena que eu não venho trazer boas novas. Nada de campanha publicitária, texto porreta ou uma dica de música. Eu 'tô é revoltada. Envergonhada, para ser mais sincera. E com vontade de mandar um tal de Dantas paras quintas! E com gosto!

Tudo começou com o resultado da prova do ENADE para o curso de medicina. Nota 2, numa variação de 1 a 5, para o curso da UFBA. É, não é a nota que se gostaria, mas fazer o que? A UFBA não é diferente de qualquer outra universidade pública do país. Eu, baiana estudando no Espírito Santo, bem sei como a UFES é cambota, e das duas pernas! Problemas há minha gente! É lavagem de dinheiro; é professor, que apesar de todos os doutorados prefere evitar a fadiga do trabalho, ou simplesmente não sabem transmitir informação e conhecimento; é infra-estrutura que é decadente e é aluno que não estuda também.

Mas, para explicar tão baixa qualificação da mais antiga faculdade de medicina do país, o próprio coordenador do curso, Antonio Natalino Manta Dantas, soltou essa: O QI dos baianos é baixo, por isso a nota baixa no ENADE. E ainda reforçou: O QI dos alunos de medicina é baixo sim. Como vou dizer que eles têm QI alto se eles foram mal em uma prova que o resto do Brasil foi bem? Que eu saiba, não houve boicote à prova do Enade. Então eles [os alunos] mesmos se submeteram à vergonha nacional. Eles tocam berimbau porque tem uma corda só. Se tivessem duas, não tocariam. Seria preciso neurônios demais".

Se assim são os alunos baianos, como são os professores baianos e formados na Bahia? tsc...tsc...tsc...

Pensem em alguém que só queria espancar esse baiano de meia tigela e depois jogá-lo pela janela, já que virou moda. Mas que sujeitinho medíocre! Tirar da faculdade qualquer culpa pela situação e colocá-la no QI de um povo é a solução? Pelo amor de Deus, sumam com esse camarada do mundo acadêmico! De acordo com ele, os professores da UFBA são bem gabaritados (doutores, mestrados) e a infra-estrutura é das melhores. Dai-me paciência. Ser doutro não é atestado de bom professor. E boa infra-estrutura não é o mesmo que usá-la como deveria e quando necessário.

Constrangedor. Uma terra que é berço de grandes nomes da música, da literaturae da política brasileira ter que escutar um doutorzinho qualquer ofendê-la de tal modo. Dizer que o baixo QI é hereditário... Diga isso à Rui Barbosa, Dorival Cayme, Jorge Amado, Caetano Veloso, Gil, Bethânia, Gal, Glauber Rocha, Nizan Guanaes, Raul Seixas e tantos outros! Um bando de asnos, não? Que só desqualificaram o Brasil em tudo que colocaram as mãos, porque cérebro é algo que eles não têm.

Preconceituoso! Resume-se a isso o comentário do Dantas. Preconteito contra um povo, que como diz Guanaes, misturou aquilo que o português aportou em nossas praias, com o que o índio enterrou e sem esquecer do que o negro trouxe de terras de além mar.

Reações? Bom, o reitor Naomar de Almeida, discorda: "Eu repudio totalmente as declarações, achei chocante o que ele [Dantas] disse. Estou solicitando que o colegiado de professores de posicione com relação às declarações porque um professor com o cargo dele, que é um gestor acadêmico do curso, não pode se posicionar desta maneira", diz. Os alunos se reunirão para discutir o assunto. (Discutir?? Eu apedrejava de uma vez! Sim, sim, sim! Emputecida até o último fio de cabelo!)

Que várias, e eu digo vááááárias pessoas concordaram não era de se duvidar. Muitos pobres de alma, coração e espírito não conseguem entender o que é a Bahia - uma questão de QI, meu bem. Mas que se dane o que digam os forasteiros! Salve, salve nossa, pelo menos minha, terrinha amada! Que não troco por pedaço de chão nenhum! Que tem o céu mais lindo e o sol mais quente. O povo mais acolhedor e único e a arte na veia.

Os comentários que muitos deixaram em sites que expuseram o assunto:

BAIANINHO:
OXEE MEU REI NÓIS AQUI NUM TEM TEMPU DI APRENDE AZ COIZAS PURQUE NÓIS FICA 6 MEZES PUR ANU NAS MICARETA E US OUTRUS 6 MEZES FASENDO MACUMBA .....

sabido
Descobri a causa dos problemas educacionais de São Paulo: só dá baiano nas escolas públicas deste Estado

Robertoro
bertolawrence@bol.com.br
Concordo plenamente que baiano tem QI baixo,e adoram criticar os paulistanos, mas quando querem montar seus barracos e trazer seus milhares de filhos é pra SP que eles correm morar...Povinho

Realista01/05/200811h00
Acho que essa baianada safada tinha era que estudar ao invés de ficar pulando carnaval o ano todo com estas micaretas demerda e exportando estas porcarias para o restante do Brasil.Vamos estudar baianada ao invés de ficar dormindo o dia todo.

Revolucionário01/05/200810h54
Vamos separar o Nordeste do restante do Brasil... Isso é só mais uma demonstração das merdas que vem desta terrinha, assim como todos os seus políticos. Vamos apoiar um movimento para que o Nordeste se desagregue do restante to Brasil e já.

Simone01/05/200810h15
Vcs já foram na Bahia? Sem generalizar.... mas só quem já foi lá pra entender o que o coordenador está tentando dizer.

Martiny01/05/200809h32
Todos nós, no fundo, sabemos que ele está certo!

Assim seja! Separemos o Nordeste do resto do Brasil! Seremos uma nação independente! Mudem por favor a nacionalidade de todos os grandes nomes nordestinos! Alceu Valença, Elba Ramalho, Rui Barbosa e uma lista sem fim serão apenas nordestinos. Show no Brasil será turnê internacional. Jorge Amado precisará traduzir seus livros. Filme do Glauber? Só legendado. E que esse povo seja mais patriota! Se não gostar, que vá ser sulista! Peça à Deus pele branca e olho azul. Esqueça vatapá e carurú! Sinta o frio congelar os poros e esqueça o que é quebrar as cadeiras da maneira mais gostosa que possa existir. Porque eu quero o Nordeste bem assim: do jeitinho que é!

Façam-me um favor... Que sumam todos que não estão satisfeitos, inclusive os baianos que sonham em ser gaúchos e deixem essa terra pra quem realmente é merecedor dela!





"Se gostar, descasque essa idéia!

4 comentários:

Gaby disse...

uhuuuu!!! arrasou neguinhaaa...
Super texto! Lindo ver seu orgulho de ser baiana (com toda razão).
Se não fosse por vc, eu jamais tomaria conhecimento de tal bissurdu. Se expresse sim, chica! Mas muito cuidado com a gastrite, num vai deixar o sistema NERVOSO... hahauhauhauh
bjinho

Paula Falcão disse...

Pooooooooorra, to besta. que cara idiota!!! mais idiotas ainda esses comentários...
ai ai ai, mari baiana, esse povo brasileiro ainda tem muito oq aprender. educação e respeito estão no começo dessa lista de aprendizagem. infelizmente. :/

e concordo com gaby, lindo ver seu orgulho de ser baiana. :]

Júlia disse...

Aiii Maari
Cheguei a ri desse Dantas, que cara mais idiota!
Esses últimos comentários então, nem me fale :///
É deprimente o preconceito desse povo!
Dizer que a Bahia é só micareta e macumba é falta de conhecimento. Querer separar o Nordeste do Brasil é jogar fora uma parte imensa da cultura desse país!

Mas mudando de assunto,
adorei a propaganda aí embaixo.
ahuehueahueahu ;)
Beeijos

Vitor Taveira disse...

excelente texto.. forte, contundente...
tambem tenho uma paixao por essa bahianidade
só queria acrescentar algumas coisas:

1- O Enade é só uma prova tosca realizada por estudantes sorteados que é igual pra todo brasil. Não avalia o curso de verdade e muito menos diz se o estudante é inteligente ou não. Se há boicote em algum lugar significa que essa prova nao é unanimidade nem atestado de qualquer coisa.

2-Eu vejo nos comentários do professor não só uma soberba elitista, mas visto que creio q professor também seja baiano, trata-se um punhado de RACISMO , já que seu ataque é frontal e direto à cultura popular baiana, marcada fortemente pela presença do negro.

3- Você cometeu um grande furo... esqueceu de acrescentar o Obina no hall dos grandes baianos! aiuihaiah