terça-feira, 6 de maio de 2008

De volta à casa do Braga

Ohh povo, olhe que tem gente nova no Balaio! Senhorita Gabriela (mochileira oficial e estudante de jornalismo nas horas vagas! =D ), você sabe como sua opinião é válida e sua amizade, importante. Pauliiinhaaa: Miss ECOS! Adorei você pro aqui. Assim como Júlia Lost. E o que dizer? Sim, tenho orgulho de ser baiana e de ser nordesina. É o sangue quente correndo nas veias, que por um tantinho assim - quanto mais por um tantão daqueles - põe a mão nas cadeiras e roda a baiana. Ehh lelê!! Salve, salve o orgulho de ser nordestino! E às favas com o Dantas!
E hoje eu venho trazer boas novas do Espírito Santo. Coisa boa de VER-DA-DE (isso vai ficar pra história! rs) e que vale a pena ser prestigiada!

No interior do estado a gente se depara com Cachoeiro do Itapemirim (Aeeh Naty e Pauliiinha! =D ), uma cidadezinha quente, de um povo de coração enorme e alma pura. E é de lá que vem o sempre grande Rubem Braga. Um poeta de primeira, um cronista sem igual e um jornalista porreta! Foi ele quem valorizou a crônica e a tratou como real literatura. E acima de tudo, sempre teve orgulho do lugar de onde veio. Nada mais justo do que essa cidade, que tantas vezes foi lhe serviu de inspiração, retribuir o carinho e cuidado. Dá-lhe Bienal em homenagem ao Braga!


A primeira edição ocorreu em maio de 2006, no aniversário de 15 anos de morte do escritor. E nesse ano, a segunda edição já teve seu lançamento nacional. O evento será realizado nos dias 5 a 8 de julho. A programação principal se dá no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz. Mas como o que não falta é evento, ainda sobra coisa para se apreciar no Cine Clube "Jece Valadão" e no Teatro Municipal Rubem Braga. O tema desse ano é "A Crônica e Meio Ambiente". É uma tentativa de alertrar para tão grave problema ambiental pelo viez da literatura.
A programação é de boquiabertar! São palestras, mesas redondas, exposições, oficinas e apresentações culturais para todos os gostos. E tem lançamentos de livros, cd´s e debates de grandes escritores e o público? Ora, tem sim, sinhô! rs Tem gente da terra e de além mar pra prestigiar e contribuir. Nomes como: Tônia Carrero, Antônio Nóbrega, Adriano Espínola, Affonso Romano de Sant`Ana, Elisa Lucinda e mais um time de responsa, vem pra dar seu pitaco e seu tempêro. E é assim que tem que ser: um eterno dar e receber.

Rubem Braga tornou sua cidade natal conhecida pelos jornais, o que rendeu várias histórias, e levou Cachoeiro a ser chamada de Capital Secreta do Mundo, título até hoje propalado com orgulho pelos nativos.

Eu bem que tentei postar por aqui a programação detalhada, e até mesmo prosear mais sobre o evento, mas o site Bienal Rubem Braga hoje estava de manha e nem quis dar o ar da graça. Então deixo aqui o link para que corram lá, assim que ele deixar de dengo, e ver tudo nos mííííííínimos detalhes!

E pra fazer valer a pena, umas das grandes frases do autor:

Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: "Eu sou lá de Cachoeiro..."

No livro "Ela é Carioca", de Ruy Castro, há esta passagem hilariante de Rubem Braga:"Certa vez, Rubem Braga foi assistir a um show de seu velho amigo Vinicius de Moraes. A folhas tantas, Vinicius suspirou no palco: "Ah, a melhor coisa do mundo é comer um papo-de-anjo ao lado da mulher amada!". Na platéia, Rubem saiu de um silêncio que já durava horas e resmungou para sua acompanhante: "Está gagá. Muito melhor é comer a mulher amada ao lado de um papo-de-anjo".








'Se gostar, descasque ess idéia!

2 comentários:

Darshany L. disse...

tanto tempo que não falo com vc.
:(

Anônimo disse...

Pe-tá-cu-lo!!!
Pra variar, muy bueno chica!
Papai é da capital secreta do mundo tb... rsrs... não lhe falta talento (prova disso, sua obra prima: EU!)huahauhauhau... ele bem que treinou antes fazendo meu irmão, mas a perfeição veio mesmo um ano e meio depois! Yozinha!
E pode chamar de bexta! hauhauah
Bjo nêga!