domingo, 4 de julho de 2010

Jornalismo Sério WHO?

Tem coisa nessa vida que é mesmo de uma graça. Tem coisa que não. E pior do que não ter graça, é o desrespeito, o deboche e falta de compromisso profissional que alguns ´profissionais` tratam certos assuntos. Usar piadinhas, como ´Argentina tomou de quatro`, apesar de rídiculo, clichê e sem nenhum espírito esportivo, é até aceitável pela velha rixa entre brasileiros e argentinos (tão inflamada pelos nossos compatriotas). Mas a matéria que o SporTV fez sobre o Paraguai foi tão absurda, tão ofensiva e irresponsável, que ninguém (paraguaios e brasileiros) deveriam aceitar tal ´reportagem` como um trabalho veiculável.

Ofenderam o país, a seleção e o povo paraguaio. Ofenderam a música local, a comida e o turismo. Até a Larissa Riquelme entrou na dança. Como se nunca na história desse país uma mulher tivesse ficado pelada por algum motivo - ou sem nenhum. Falaram como grandes conhecedores do país, e como se o Brasil fosse um exemplo sempre a ser seguido. E se fosse, ninguém - e eu disse NINGUÉM - tem o direito de ofender assim, ainda mais em rede nacional, alguém ou algo. Até proque, aquele não é um programa de opinião, e sim jornalístico. E que eu saiba, a função do jornalismo é noticiar fatos de relevância com a menor subjetividade possível. Já dizia o pesquisador da área, Felipe Pena.

O deboche norteou toda a narração. Imagens pejorativas do país, do povo, da seleção e das mulheres paraguaias foram usadas para cobrir um off (a voz da narração) desprezível. Não há como qualificar o trabalho se não por essas palavras. Tem muito veículo midiático nessa copa achando que é o Meia Hora (literalmente um tablóide carioca), né? Mas pra fazer isso tem que ter talento, meu caro! Não é qualquer um que sabe usar da ironia com primor...

Bate uma vergonha tão grande de estar prestes a entrar pra essa classe sem classe nenhuma! Sabe Deus de onde sairam profissionais assim... Mas me aterroriza saber que pessoas sem escrúpulos e sem bom senso nenhum são absorvidas pelo mercado. E agora José?

Ah, e claro, isso pode gerar processo por parte dos paraguaios. É difamação pura e simples. Já pensou uma nação toda processando a SporTV? Poderia ser o ´quero MTO` de hoje, né?

Nenhum comentário: