sexta-feira, 18 de março de 2011

Trabalhar, então....

Eu sei que essa minha tentativa de blog-diário de viagem está saindo uma bela de uma furada pelos posts tão inconstantes e raros... Mas eu juro o motivo é essa minha vida de proletária que não me dá tempo nem de sonhar com mais maquiagem da MAC. "/ E por falar em proletariado, é exatamente esse o tema do post de hoje: my second job!

Depois de ser demitida da bendita saia, consegui emprego na companhia coreana SOHO, que vende extensões e acessórios de cabelo. Lá existe cabelo de todo jeito e acessório também! Uma presilha pode te sair pela bagatela de 300 dólares, porque "it's all crystal Swarovski: the color never changes and if some stone falls down, we gonna change for you for free, anytime, any store." É, meu bem, porque lá também tem discurso pra decorar! E se não bastasse ter que decorar o que falar com a cliente, tem que saber o que dizer pra quem a acompanha! #morri O livrinho de discursos tem algo do tipo: funcionária A está arrumando o cabelo da cliente. Funcionária B se aproxima, elogia (ELOGIOS SÃO SEMPRE MUITO IMPORTANTES) e diz: você tem muita sorte. Está nas melhores mãos. Ela (funcionária A) é a melhor no que ela faz!!
Isso foi realmente o de menos.. Difícil foi decorar as cores de cabelo (são 22 cores diferentes e elas não se chamam loiro palha, ou vermelho vivo, e sim, cor 01, cor 19-1... E a diferença é que esse loiro além das mechas em um tom mais claro de loiro, tem também umas de castanho BEM claro, quase loiro mesmo... O.o') e os nomes das extensões. Porque chamar um rabo de cavalo de rabo de cavalo se é muito mais complicado chamar por um nome de mulher, né? Pois é!!!! Lá cada cabelo tem um nome feminino diferente. Pode até parecer brincadeira, mas dá um trabalho absurdo gravar todos eles. Eu, por exemplo, vivo errando as cores e gritando socorro pra inha gerente, que já quis internamente (por que oriental parece sempre feliz, calmo e paciente, mas...) me matar várias vezes!

Todo dia a gente chega, e antes de pegar no batente tem que fazer alguma coisa no cabelo (extensão + acessórios). E daí que sua cabeça fica pesando quilos?? No pain, no gain (está no livrinho dos discursos, pra quando a cliente achar o aplique pesado...). A gente não tem que laçar cliente, é verdade, mas ai de você se deixar a cliente ir embora levando apenas uns 50 dólares!! Se a Jennifer ver entáo, danou-se! Os turnos variam entre 7 a 8 horas (todas em pé, of course!). Eu fico dando tanta volta ao redor daquele quiosque, que as meninas brincam que um dia euabro um buraco.

As novatas estão constantemente em treinamento... Semana que vem é a minha última de trabalho e ainda tenho reuniões voltadas pra como fazer 'team work' e praticar os penteados. Reuniões essas não pagas e que sempre me fazer chegar mega atrasadas no trabalho. So hard make money desse jeito!

As meninas que trabalham comigo são umas queridas! Mas te roubam venda num piscar de olhos! O bom é que a gente sempre ri, fofoca em espanhol e fala mal da gerente mor sem quem ninguém mais entenda! \O/ A Lisa, sub gerente, me ajuda a fazer vendas maiores e sempre de 'empresta' umas vendas dela pr eu fazer minha comissão =) A minha gerente, cujo nom coreano só Deus sabe escreve, é uma figura. Aquela cara de calma não me engana, então, sempre que eu posso, mantenho distância! Mas ela é uma típica asiática: ri fechando o olhinho, fazendo careta, pergunta tudo e mais um pouco e tem sempre aquela cara de está tudo bem, tudo lindo. O jeito de falar também é caricato e o inglês é pior do que o meu!

Nesses dois meses lá deu pra aprender bastante. Coisas do tipo: ser vendedor não é coisa de Deus; cristais swarovski podem ser caros e ricos, mas em peças para cabelo parecem as mesmas tranqueiras que eu compro no Brasil; que eu tenho que bater o joelho no chão e agradecer o cabelo farto, castanho e fácil de cuidar que Deus me deu e que eu não quero mais 'make money' nessa vida! Quero é um marido que o faça! ahahaha A última parte é brincadeira, mas ricaços de plantão, nã o se acanhem! =D

Foi e está sendo uma experiência sem igual! Nunca trabalhei tanto que nem burro de carga na minha vida e dou graças ao bom Deus que está pra acabar! rs Quero viajaaaar e voltar pros meus estudos (dá pra não formar nunca?? rs), porque isso é ainda o que faços de melhor! rs Tô sentindo que chega 25 de dezembro, mas não chega 25 de março... Aí, então, bye-bye SOHO! \O/




2 comentários:

gatos disse...

Q louco... vc é o máximo!

Anônimo disse...

For some reason, I can’t see all of this content, stuff keeps hiding? Are you taking advantage of java?

nolvadex