quarta-feira, 9 de abril de 2008

É NO BALANÇO DO BUSÃO...

Pooovooo!! Cá estou pra trazer uma boa nova! =) Antes, agradeço a quem passou por aqui. Darsh, amor da minha vida, eu também não vou =/ que triiiste! Leti, bom ter você por aqui! Irmãããaooo, até tu apareceu! E parabéns pelo teu blog, NBA ETC E TAL. Pra quem gosta de basquete, é uma boa pedida! E Diego, Los Hermanos nãããããooo é legal! (na minha opnião!)

E sábado é show do Zé Ramalhooooooooooo!!! \O/

Mas o que me traz aqui está bem pertinho de mim. Não é pioneirismo, mas é iniciativa. E iniciativa de tirar o chapéu. É Vitória - E.S. fazendo coisa que presta e de se admirar (tão entendendo bem que que eu 'tô falando, né? rs )

Sem horas e Sem dores (dáááá-lhe Teatro Mágico!), com vocês: A Biblioteca do Transcol - Terminal de Laranejeiras!






E antes que gritem que não sabem do que se trata, eu explico!!! Transcol é a linha de transporte público que liga as cidades da grande Vitória. Laranjeiras é um dos terminais dessa linha, e é lá que inauguraram a biblioteca Transcol. Em 15 de agosto de 2007 o projeto saiu do papel e ganhou vida, assim como cada livro lá existente, ao ser lido. Quem pode se valer dessa maravilha? Qualquer um que passe pelo Terminal de Laranjeiras. Eis aí o grande lance: Qualquer um, entre uma viagem e outra, ou que resolva apenas perambular pelos lados de lá, pode fazer um impréstimo sem dispensar um só centavo.

A idéia é que a leitura não atrapalhe a rotina de ninguém, e nem que a correria seja desculpa para não ler. Então, no balanço do busão, no aperto do Transcolsão de cada dia só vai dar "neguin" lendo. Amém! xD Para quem não mora em Vitória, eu ajudo a construir uma imagem da situação: vinte e poucas pessoas sentadas, cinqüenta e tantas em pé. Ventilação? Só o vento quente que entra pela janela. Há ainda os vendedores de mariola, jujuba e paçoca: "Boa tarde, senhoras e senhores. Eu gostaria de um minuto da atenção e vocês. Quem puder colaborar comprando uma dessas delicionas mariolas, eu agradeço. E quem não puder, agradeço também!" Sentiu, né? A-GRA-DA-BI-LÍS-SI-MO!!

O acervo é variado, pra ninguém ousar reclamar. Vai de Grande Sertão: Veredas, ao O Monge e o Executivo. Sem esquecer Harry Potter e Alice no país das maravilhas.

Para se cadastrar basta preencher um formulário com dados pessoais, apresentar documentos e comprovante de residência. Es que assim o fizerem, ganham um carteirinha com foto, que deverá acompanhar a carteira de identidade na hora do impréstimo. E naquele veeeelho esquema, né colega? Esqueceu de devolver? Multa nele! De R$ 0,50/dia. E multa é revertida pro próprio projeto. Ahhh... E funciona segunda a sexta-feira, das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Captou?

E não é querendo entrar naquela de jabá, não - por ninguém me dá um centavo pra falar de nada aqui. Ainda bem! -, mas vale a pena falar de quem foi a iniciativa. Uma tirada de chapéu para o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), e a ONG Universidade para Todos. Glória a quem merece. Uma bela iniciativa desse povo, que arregaçou as mangas e meteu a mão na massa. PARABÉNS! Que mais cidades façam o mesmo, que mais gente apoie a idéia, que mais adeptos se cadastrem e que o prazer de ler se alastre pelo mundo inteiro, igualzinho a dengue está fazendo no Brasil! rs 'Tá... Brincadeira de mau gosto! Hum...







' Se gostar, descasque essa idéia!

4 comentários:

D. Martins disse...

Ahhh Mariana! Essa 'eterna' briga..rs Los Hermanos é mto bom, tem musicas bonitinhas, pooo! =)

E sobre essa iniciativa do governo, é realmente de tirar o chapeu, pq o livro está sendo deixado de lado, e tem que ser resgatadoo, de alguma forma!!!
Jóia!!
BejO Neguraaa! xD

Darshany L. disse...

Eu achei essa idéia MARAVILHOSA. Não tem UM dia que eu passe pelo terminal e não veja pelo menos uma pessoa lá na biblioteca.
Você podia falar também sobre a biblioteca móvel, que visita vários bairros.

ps.: los hermanos é foda, é lindo e ponto.


;*

Thiago Anselmo disse...

Achei legal essa iniciativa nao só do estado do ES como da GRAnde vitória....o problema será quando livros começarem a desaparecer!!!

Beijos e abraços

Thiago Anselmo disse...

Marianaaaa

como faço para colocar o nome de um blog como vc fez com o meu??
para quando alguem clicar no nome do blog, abrir a pagina??