sábado, 5 de abril de 2008

Virada Cultural 2008

Pooovo do céu! Hoje eu fiz um almoço da hora! Ai, que eu 'tô virando um gênio na cozinha! ;)
E que tal uma virada? Mas uma virada daquelas! Nada de 360º, porque se não, se acaba no mesmo lugar. rs

É Virada Cultural 2008, que vai movimentar o centro da cidade de São Paulo nos dias 26 e 27 de abril. O evento começa às 18h do sábado e vai até às 18h do domingo. E pra você que não faz idéia alguma do que seja isso, assim como eu até meia hora atrás rs, eu explico!!!

Virada Cultural foi unspirada nas grandes noite brancas européias (mas que porra é isso?? oO ), em que os museus de Roma, Paris, Bruxelas e Madri ficam abertos por toda a noite. Em Sampa a idéia de espalhar cultura por 24h initerruptas tomou ares e festa e foi bem aceita pela galera. Logo, o evento só cresce desde sua primeira edição, em 2005. E não são só os paulistas, mÊu, que prestigiam o evento, não. Gente das redonzedas e de estados distantes aparecem por lá, assim como artistas circences, espetáculos de rua, instalações e experiências visuais que surgem no meio da multidão. São intervenções artísticas que aproximam o público da arte, criando um clima de integração e harmonia entre artistas e espectadores.

Quem promove todo esse grande show de atrações é a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O maior objetivo é reafirmar a diversidade, a abordagem democrática, as diversas vertentes e estilos culturais e artísticos. É de boquiabertar como as ruas ficam ocupadas pelo inusitado e como a integração entre e convivência harmoniosa e respeitosa entre cidadãos sucede.

Serão montados palcos especiais de permanente "jam sessions", em que os músicos se sucedem em seus instrumentos sem que o espetáculo jamais seja interrompido, numa roda de improviso estendida por 24 horas. O palco principal agora será montado na Praça Júlio de Mesquita, no Centro. Entre as atrações deste palco está a cantora Gal Costa que traz um show nos moldes de violão e voz, o cantor Zé Ramalho (tem show dele aqui em Vitória dia 12/04!!!!!!!), Os Mutantes, Orquestra Imperial e o carioca Jorge Ben Jor. O destaque fica para a cantora Cesária Évora, que virá especialmente de Cabo Verde para a apresentação e cujo estilo musical é apontado como uma variação do fado português (independente do que isso signifique! rs).

A exemplo da última edição, serão mantidos os palcos dedicados ao rock e à música dançante. Este último terá seus arredores transformados em uma grande pista de dança. Mas e o que se faz com as novidades da música popular brasileira?? Oxe, meu rei, tem lugar também! Pra mulheradas tem o “Palco das Meninas”, com estrutura montada na Avenida Ipiranga esquina com a Rua Araújo, traz novos talentos como Mariana Aydar, Marina de La Riva, Bruna Caram e recebe a cantora Fernanda Takai interpretando o disco Onde brilhem os olhos seus, homenagem à Nara Leão.

Para a edição deste ano, foram criados, ainda, outros quatro novos palcos dedicados aos seguintes gêneros: xote-reggae, música caipira (sertanejo raiz), hip-hop e black. Aderindo ao projeto, o Teatro Municipal dá continuidade a proposta de reler discos históricos de grupos e artistas de renome. A abertura fica por conta de Luiz Melodia, que interpreta Pérola Negra, disco lançado em 1973. Além deste, passam pelo palco Pepeu Gomes, Zimbo Trio ao lado de Jair Rodrigues e Fabiana Cozza trazendo canções do disco O Fino da Bossa, Paulo Vanzolini e outros.

E dá-lhe interação! Uma experiência colocada em prática na última edição promete marcar a Virada Cultural 2008. Uma maratona de rua usará as edificações como espaço de apresentação. Entre as atrações previstas estão: Irmãos Becker, Acrobático Fratelli, Pia Fraus, Nau de Ícaros, Teatro da Vertigem, Globo da Morte, exposição de estátuas vivas e outros. O intuito desta iniciativa é promover a interação direta do público com os artistas, saindo do formato de apresentação tradicional.

E olha que a colaboração vem de todos os lados! O metrô funcionará por 24h seguidas, e parte do trânsito do centro da cidade será desviado; além de outras utilidades que também estenderão seus serviços por toda a madrugada, como estabelecimentos comerciais que funcionarão durante todo o evento.

Quem apoia e está na parceria desse projeto? A Secretaria de Estado da Cultura, SESC-SP, Secretaria Municipal de Educação e São Paulo Turismo. E todo mundo junto faz desse, um evento porreta! Se puder, corra pra lá e deixe de bestagem que o trem ´bão demais, sô! rs




'Se gostar, descasque essa idéia.

3 comentários:

Thiago Anselmo disse...

OIiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


sabe qm é seu irmao??

entao sou eu!!!

=>

n li tudo n
so li o começo

"Pooovo do céu! Hoje eu fiz um almoço da hora! Ai, que eu 'tô virando um gênio na cozinha! ;)


E que tal uma virada? Mas uma virada daquelas! Nada de 360º, porque se não, se acaba no mesmo lugar. rs


É Virada Cultural 2008, que vai movimentar o centro da cidade de São Paulo nos dias 26 e 27 de abril. O evento começa às 18h do sábado e vai até às 18h do domingo. E pra você que não faz idéia alguma do que seja isso, assim como eu até meia hora atrás rs, eu explico!!!" - mariana



ta legal em!!!

hsuahsauhs

depois vou ler com mais calma

BJusss


coloca ai como xegados =>

L.S. Reis disse...

Mari!
Favoritei vc também, oxênti ^^
Ir pra São Paulo é tenso (nunca consegui essa façanha nos meus 19 anos de existência, hehe), mas Zé Ramalho aqui no Álvares rola ^^
Vc gosta tb??
Meu pai é fanzão, se Deus quiser a gente vai (Jesuis cristinho, já é esse final de semana)!

Abração, moça! Volto no seu balaio ^^

Darshany L. disse...

entrei em depressão no meio do post.

porque eu não vou, óbvio.

=(