sábado, 7 de junho de 2008

Uma Declaração de Amor!!

Eitaa povo! Tamo de vorta! =D E mais uma vez, desculpe pela fugidinha, mas a vida tá que tá corrida! Ajudar a organizar o arraiá da UFES é pra lá de complicado, mas tô gostando é muitooo!!

E hoje, aproveitando junho (São João chegandoooo!! E o Nordeste pegando fogo! Eiiita que eu quero minha terrinha!!), no qual comemoramos o dia dos namorados, vamos falar de declaração de amor! Uma declaração diferente... Feita para Espanha.

Calma, que eu não pirei AINDA não! Eu tô falando é fo livro La Bodega, do sempre grande Noah Gordon. O autor, que não publicava nada há oito anos, volta a ativa com o livro de ficção. Uma exposição de todo seu amor pela Espanha.

Ambientado na região da Catalunha no século XIX, La bodega relata o caminho iniciático percorrido por um jovem vinicultor durante as guerras carlistas. O livro contém todos os ingredientes que fizeram de Gordon um escritor de sucesso internacional: personagens fortes, ampla pesquisa histórica e retratos fidedignos da época abordada. Dessa vez, ele adiciona ainda intrigas políticas e amorosas, acompanhadas por um bom vinho e da descrição de paisagens deslumbrantes, e comprova seu sucesso para contar histórias que atravessam fronteiras. Os sete romances assinados por Noah Gordon já conquistaram mais de nove milhões de leitores em todo o mundo.

O próprio autor diz que tudo surgiu da vontade de se declarar ao país, que descobriu já adulto. Para escrever o romance, ele visitou vinhedos, conversou com moradores da região rural catalã e fez ampla pesquisa sobre a guerra que sacudiu o nordeste espanhol ao fim do século XIX. Assim nasceu Josep Alvarez, personagem com a inteligência, a complexidade, a força e a sensibilidade que o autor sempre imaginou. Uma entrega de corpo e alma.

No livro, o jovem Josep vive com a família em uma pequena propriedade rural na vila de Santa Eulália, às margens do rio Pedregos, no norte da Espanha. A vida dele ganha um rumo diferente quando um sargento aparece na cidade para recrutar jovens para a guerra Carlista. Ingressar no grupo parece ser a melhor maneira para o jovem conseguir algum dinheiro e se casar com a namorada. Afinal, ele precisa preocupar-se com o futuro, pois como segundo filho, não tem direito às terras do pai, que serão herdadas apenas pelo primogênito, Donat.

Sem perspectivas de crescimento ou mesmo de trabalho no vilarejo catalão, Josep parte para a guerra. Acostumado a passar os dias trabalhando no vinhedo do pai e sonhando com o casamento, o jovem vê sua vida mudar de forma drástica. Em poucos meses, ele se envolve em intrigas políticas que convulsionam ainda mais a região da Catalunha e acaba se mudando para a província de Languedoc, na França, onde aprende a fabricar vinhos.

O tempo passa e Josep recebe a notícia da morte do pai. Apesar de temer cair nas mãos da Justiça, decide voltar à terra natal. Após tomar posse da propriedade paterna, luta contra muitos fatores, entre eles a praga da filoxera, que arrasa os vinhedos. Começa então um período de muito trabalho para pagar a dívida, superar as brigas com o irmão e a cunhada e aprender a conviver de forma pacífica com a vizinha Maria del Mar e seu pequeno filho Francesc. Tudo isso para empreender uma aventura tão árdua quanto fascinante: a elaboração de um bom vinho.

E é.. bem.. ahm... eu não li ainda! Só ouvi rumores e elogios sem fim. Mas segunda já corro pra comprar o meu. Afinal, Noah é Noah e ponto final!


'Se gostar, descasque essa idéia!

6 comentários:

D. Martins disse...

Como assim não LEU?..rsrs

ahhhh que coisa!!! =P
Viu, me interessei e mto! Desse jeito vou ter que parar de ir pra forrós pra comprar o livro..rs

=)

Thiago Anselmo disse...

é
que que isso tem a ver com o nordeste, sua terrinha querida??

hsuashuahuha
ZUERA ZUERA
nem vem falar que eu sou BURRo, pois entendi o que vc falou!!

Bom, é, nao sei o que escrever, pois não sou muito de ler...

Ahhh quer saber?

Fica na paz ai MANA veia...

e vo faze uma propagandinha rapida aqui.


NBA ETC E TAL

Entrem e comentem!

http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Abraços

Darshany L. disse...

depois me empresta!
uhaauhuhaua

é ´serio.

D. Martins disse...

Faça o favor de atualizar isso aqui! Esse balaío largado as traças..rsrsrs

bejO!

=P

Thiago Anselmo disse...

Ta na hora de atualiza a budega aki mesmo em!
hsauhsuas
Como pode fica isso aqui assim, as traças -como disse o diego-. Isso é uma vergonha para o jornalismo brasileiro!


NBA ETC E TAL

Entrem e comentem!

http://www.nba-etc-etal.com/

Abraços

■ Laianna Leão ■ disse...

to esperando tu atualizar! rs ;)
gosto tanto!