quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pernambucando por ai...

E 'tamo de volta! rs Finalmente, trazendo Pernambuco pra vocês. Aviso de ante-mão que não liguem se o post for GIGANTE! É que eu realemnte me apaixonei por aquele lugar. Cada lugar mais lindo do que o outro e completamente diferentes! Oh, céus!

Primeiro a gente chegou em Porto de Galinhas. Eiita lugar danado de lindo!! Dá uma paz, um aconchego... Aquele lugarejo, cheio de gente pra lá e pra cá, mas com um 'que' que ninguém tira! rs





Depois... Recife. Curiosidade nº 1: a beira-mar só tem uma mão. hUAHua A cidade, pra ser beeem sincera nem é tanta coisa assim... rs Mas o povo é de um carisma, de uma docilidade. Eiita que é por isso que eu amo esse meu povo nordesino. Mas tem tanta coisa bonita pra se ver por lá. O Palácio do Campo das Princesas (um luxo! e muita história! visitas gratuitas) tem o jardim projetado por Burle Max ( para a minha pessoa totalmente leiga, é um monte de planta misturada. Vi nada demais! hum!); em frente ao palácio há um parque onde está plantado um baobé secular, e diz-se que foi ali que Saint- Exupéry se inspirou para criar o Pequeno Príncipe; tem o marco zero da cidade, onde tem uma feirinha mais fofa do universo. Muito artesanato, música, gente de todo lado... Acontece por lá agora, um projeto porreta no qual Banco Real está investindo pesado: O Universo do Cordel, que acontece no Instituto Cultutal Banco Real. E lá tem forró sete vezes por semaaaana! Eiita!







Agora um passeio em Oliiinda! Nada mais justo que a fala de Duarte Coelho – "Oh, linda situação para se construir uma vila". Porque o lugar é danado de lindo mesmo! Mas o nome advêm mesmo da personagem do romance de cavalaria Amadis de Gaula. Jesus amado! Nunca vi um mar tão verde. Uma esmeralda gigante e ponto. rs E aqueles casarões lindos, antigos, cheirando a história viva. Sobe ladeira, desce ladeira e pronto: você está no encontro das quatro principais ruas de Olinda, e é lá que os quatro principais blocos de carnaval se encontram. E em cada rua dessa o Senhor Grandessíssimo Alceu Valença tem uma casa! "ele é bonito, ele pode"!!!!! rs Estava eu, na minha boquiabertice andando, e ouço um som bom, olho pra cima e lá está ele, de bermuda e e violão na mão tocando. "Alô, Seu Alceu, tudo certo"? e assim é a rotina de Olinda. E sobre o carnaval? Ahh.. o carnaval de Olinda já é nosso conhecido. Aqueles bonecos ENORMES contagiam a alma e faz ser carnaval até no meio de julho.






Seeeegue viagem, porque não pode parar! E já estamos em Caruaru. Peeeense numa cidade GRANDE. Pensou? É pequena ainda! Caruaru é uma gigante com cara de interor. Maior do que a capital, rainha do forró, e recebe mais de 10 mil pessoas para comprar atééééé na feira de artesanato e roupa de lá. Pai, eu jurooo que não queria gastar taaanto daquele jeito! rs E é o sutaque mais carregado que eu já vi! =D



Partiu?? Então... Garanhuns, baby! A cidade é alta e fria (é, frio em pernambuco é inimaginágel mesmo! rs) e super aconchegante. É o retrato da esperteza desse povo. "Tem nada demais aqui? Então faremos de Garanhuns a cidade das flores"! E cada canto da ciade tem um jardim 'mara' =D (aquilo que é jardim, Senhor Burle Max) e o relógio das flores de lá é uma graça. Ainda tem o Santuário de Mãe Rainha (eiita povo religioso! se bem que eu acho que é preciso mais Deus do que religião, mas se aliam os dois... beleza!), o Jesus de Magano, que fica num forte a 1.030m de altura; vários parques, momumentos e o que eu maiiis amei: o Castelo de Hoão Capão. Castelo no meio do agreste??? É. O senhor João Capão, pedreiro e eletricista, sempre sonho em ter seu próprio castelo. Para não ficar sem seu sonho, ele, junto com os filhos, foram, pouco a pouco, levantando a belezura. Terminado não está, porque faltam recursos, e a prefeitura filha da mãe não ajuda em nada. E ainda coloca em sites e folders o local como ponto turístico. Empresas que ajudam? Nada! É um absurdo! Uma coisa liiinda que tá lá, se acabando por falta de investimento. Ohhh absurdagem!! Revolta que dá! =/






E foi assim que a gente se despidiu de Permanbuco!



'Se gostar, descasque essa idéia!

6 comentários:

Anônimo disse...

"E lá tem forró sete vezes por semaaaana! Eiita!"


i nao foi em nenhum neh?!?! akspoakspakspoaks


um diia vc conseguee marii. vc eh brasileiira.

=D

com tanta coiiisa booa vai falar diisso. baiiana (ou bahiana?) maais fajuutaa! akspakspkas


bjO. ameii a viagem
*-*

D. Martins disse...

Ooooxi! que roteiro mais lindo de viagem deu até 'agua na boca'.. vontadezinha de voltar pro nordeste... ai, ai...

Muito bom nêga! Fotos otimas =)
bejO!

Andressa Guimarães disse...

ahh, eu adoro ver esses barquinhos sabe ??
acho que isso é tão cultura, tão Brasil!

e realmente o pessoal são super carismáticos, eles deixam a gente com gostinho de quero mais *.*

bom final de semana!
beijos :*

Anônimo disse...

noosssa cada lugar lindo, eu nunca fui a nenhum deles :~
UAHAUHAUAHAU
mais pooxa, assim como foi tua vontade ficar mediana, se você tiver vontade você pode voltar a ser louca por Jesus, porque na verdade Ele tem um plano maravilhoso pra sua vida, basta você confiar nEle.

volte sempre :D
gostei daqui tbm :*

Andréia Lino disse...

Me lembrei de vários momentos Bons q passei em Pernambuco \o/

terrinha boa essa viu. \o/

gostei muito das fotos, sucesso!

Flaveetcho disse...

eu sou de recifeee... \o/

adoro. :X

:)