segunda-feira, 24 de março de 2008

E lá se foi Águas de Março...

Eita lelê!!! E o feriado acabou; todo mundo voltando ao batente. rs Ahhh.. Quero mais feriado! Quero mais colinho de mamãe, cheirinho da minha casinha, calor baiano, chuva de sexta-feria santa, arrocha e muqueca com dendê! xD Gabriela, coleeeega! Teu vestido é pra lá de bonito! Dá gosto de ver! (adoooooro piadas internas! rs), Júlia Lost que prazer você por aqui! E Darsh, seu bolo de preguiça: acabe de ler O Pequeno Príncipe logo. É pra ontem! rs Ave que tem séculos que não apareço por aqui, mas a vida 'ta corrida, gente. Jesus, Maria, José que eu tenho que durar até o final do ano! rs

Povo, estava essa que vos fala perambulando pela internet e fui parar, sabe Deus como, no site da BBC - que é EX-CE-LEN-TE por sinal. Quem souber um cadinho de inglês passe por lá e perca uns minutinhos. Fuçando daqui e dali, achei o blog da BBC Brasil, que é escrito por alguns repórteres e editoras da filial brasileira. Um post me chamou a atenção. Boquiabertei! (não, isso NÃO existe! rs) e me senti na obrigação de passar a diante. Uma das maiores absurdagens do universo! Creiam!

A companhia inglesa British Gas lançou na tv londrina um comercial cheio de pompa em que uma mulher aparece cantando algo que lembra Águas de Março do saudoso Tom Jobim - que deve estar se remuendo em seu túmulo. Apostem! O balanço é o mesmo, a melodia, gingado... Mas a única coisa que não bate é a letra. =/


Sim, eu sei que versão não é jamais a mesma coisa que tradução; mas só estando muito bêbado, Jobim (ele mesmo quem fez a versão em inglês da música) escreveria algo como: A rig in the sea (Um plataforma no mar). Ou então, “it’s someone on call” (“é alguém de plantão”) exatamente quando aparece uma telefonista em close. E todos os serviços que a empresa presta foram detalhados pela música. Como eles fizeram o filme encaixando direitinho!!

Encaixando direitinho uma porra! O Thomas Pappon, autor do post, foi averiguar (coisa de jornalista, meu bem), porque nesse mato tinha cachorro, e dos grandes! E como eu suspeitava desde o princípio, Jobim nunca estivera tão lúcido ao escrever Waters of March. O camarada manteve os temas da letra original (natureza e seus ciclos)e manteve até em portugues mesmo certos nomes como: "Lamp caingá tree It's the matita-pereira tree". O que se sucedeu então??

Simples, meu caro Watson! (Ah! Que saudades de quando ainda tinha tempo para ler Sherlock Holmes...) Uma das maiores obras primas brasileiras foi arrendada e teve sua letra trocada para satisfazer a idéia do comercial. Uma puta duma sacanagem. Mulecagem de peixe grande!

Agora questiono: Uma obra prima dessas não deveria também ser tombada e impedida de sofrer tal abuso? Se não podem quebrar Ouro Preto, porque se pode destruir rimas, versos e poesia por um par de trocados. Ainda que seja um par de milhões de trocados, dignidade e amor pelo o que é seu, não se compra e nem se vende.

Uma coisa é a Assolam fazer uma paródia de uma música do Calipso, outra beeeeee diferente é um clássico brasileiro ser veiculado no exterior com uma letra nada, nada original e sem qualquer menção sobre o fato. Mas não dá pra negar que a propagando ficou bonita aos olhos. A sequência das imagens e a fotografia ficaram mesm de bom tom. Pelo menos alguam coisa, não? rs

E a letra virou isso:

A drip a drop
A fresh fall of snow
Icy air, a breath
A flow
It's a moment for me
A rig in the sea
It’s heat in a hall
A lesson at school
It’s someone on call
A load off your mind
It’s a thousand little moments that we have today

Garçom, uma dose - com direito a chorinho e tudo! - de vergonha na cara pro meu país, por favor!!





'Se gostar, descasque essa idéia!

3 comentários:

Darshany L. disse...

filhos da puta!
!!
!!!!!!!!!!!
!


ps.: calma, calma que vou terminar.
ó.ò
briga não mari.

;*

D. Martins disse...

Negura, uma vez me perguntaram sobre a diferença entre moral e ética! E eu me coloquei a pensar. Qdo descobri o que era, percebi que consegueria levar a diante minha profissão.

Agora esse lazarento, que teve a audacia de mexer nos versos de uma música MARCO na historia da nossa musica, merece um bom chute no saco! Porra!

cabreragem é o que me sobra, fora a vergonha alheia! =/

bejO!

Fiorella Gomes disse...

ahohaiuahaiuhaouia
ninguém merece uma letra dessas
¬¬

=*