quarta-feira, 16 de junho de 2010

JN

A mamãe, que me conhece bem, diz que é ótimo me dar presente: qualquer coisa tá bom, tudo me satisfaz. O que importa é ganhar! rs E toda fofa, como ela só, me deu o livro Jornal Nacional: Modo de Fazer. Ela disse que já que estou estagiando na tv, eu preciso me inteirar do assunto... Certa ela! E eu, que não dispenso um livro, tratei de devorá-lo : )

A tarefa não foi difícil, afinal, eu sempre quis mesmo saber o que se passa por trás daquela bancada (será que eles presentam de bermuda mesmo? hahah brincadeirinhaaa!). Mas a verdade é que muita gente deve ter as mesmas curiosidades a respeito, seja jornalista, estudante de Comunicação ou telespectadores apenas. E foi muito prazerosa (e funcional) para uma quase-futura-jornalista que ainda está perdida. O autor, Sir William Bonner, conta histórias engraçadas, trágicas, curiosas e inusitadas. Fala do cotidiano, do atípico e inesperado. E apresenta pra gente muita gente que está por trás do jornal que o Brasil vê às 8:15 da noite...

A curiosidade de saber como funciona tudo tim-tim por tim-tim foi saciada. Bonner fala, em detalhes, da rotina do JN: quem chega primeiro, quem faz o quê, quem é subordinado a quem, as funções de cada um (porque é um tal de produtor isso, produtor aquilo... E no afinal a gente nem sabe a diferença!) , como a equipe se relaciona e comunica com as filiais, como os enviados especiais e os correspondentes internacionais trabalham e enviam material... Enfim, não se pode reclamar de falta de informação. Quem leu já sabe o que é uma cabeça, uma reunião de pauta, um espelho, retranca... Coisas do jargão jornalístico que nem a faculdade te ensina (espelho who??? Renata Rezende não explicou isso não, hein! rs)

Ainda que o jornal seja ao vivo, ou exatamente por sê-lo, o planejamento é primordial, ainda que às vezes, tenha que ser deixado de lado. Quando o Papa João Paulo II morreu, por exemplo, o material exibido em sua homenagem já estava pronto há mais de um ano, tempo em que sua saúde já preocupava a Igreja. Com o falecimento, foi preciso apenas atualizar o VT. Mas improvisos também acontecem, e precisam ser incorporados como um ente muito querido e bem vindo! Um exemplo é o fatídico 11 de Setembro de 2001. As torres gêmeas foram ao chão, e toda uma equipe foi mobilizada. Gente de lá, gente daqui... É preciso trabalhar em conjunto!

Uma boa parte do livro é dedicada às edições ancoradas fora do estúdio. Eleições americanas, eleições nacionais, copa, morte do Papa... Coisas assim, de grande porte, fazem Bonner ou Fátima Bernardes deixar o estúdio e improvisar um novo em qualquer lugar que seja: praça, ônibus, terraços...

Ouvi muito sobre "puxar sardinha" para o JN e para Globo. Ainda me choca gente que espera imparcialidade do jornalismo... Mas o que muitos chamam de "puxar sardinha", eu chamo de "simples - e talvez infeliz - realidade. A Globo hoje é, sim, a emissora mais estruturada na área: maior número de equipes espalhada pelo mundo, maior número de filiais, equipamentos e profissionais. É verdade, também, que a Rede Record e o SBT estão correndo atrás do "prejuízo": contrataram ex-globais, investiram em aparelhagem, espalharam jornalistas mundo a fora... Mas existe uma coisa que só o tempo muda: a cabeça e os costumes do brasileiro. Que o JN é o jornal que prende o Brasil de segunda aos sábados, às 20:15, isso ninguém pode negar. Seja por qualidade, confiança, ou comodidade do brasileiro, há 40 anos ele está aí, criticado, copiado, reformulado, boicotado, mas está!

Mas eu preciso confessar, talvez por escrever tanto e há tanto tempo para tv, Bonner quis se jogar no livro. E algumas frases que eram pra ser engraçadas, sairam pela culatra! Mas a gente, que o segue no twitter (@realwbonner), sabe que o "tio" - como gosta ser chamado por lá, tem um jeito brincalhão e pataquado. Talvez para tirar aquela imagem séria do jornal... Mas nada que atrapalhe a leitura, ou que a torne insuportável. E na minha humildade, ela é totalmente recomendável!

Um comentário:

D. Martins disse...

Mari, taí, vc me deixou curioso. Sempre quis saber como funcionava, agora vou querer ler esse livrooo!!

Aonde será que acho? Por aqui não deve ter.. =/

Bacana o post, muito bom sua opinião sobre!

bessos fiota!