sexta-feira, 6 de agosto de 2010

El Secreto de Sua Ojos

Depois de escutar tantos elogios sobre filme O Segredo de Seus Olhos, não resisti e corri pro cinema. Meio amedrontada, é verdade, já que arrastei mamãe e minha irmã comigo, e queria que programa agradasse a todas. Saímos encantadas. 


A história é simples: Benjamin Esposito (Ricardo Darín), um oficial de Justiça aposentado, deseja ocupar o tempo livre que a aposentadoria lhe deu escrevendo um livro. Histórias entram e saem de sua cabeça, mas nada vinga. Até que percebe que o quer (ou precisa) é contar uma história trágica que investigou quando ainda oficial. O estupro de uma mulher casada o fez entrar em uma história que mudaria o curso de sua vida. Ao prometer ao viúvo que encontraria o agressor e assassino, Esposito e seu companheiro Sandoval (Guillermo Francella), deram início a uma caçada que não tinha apoio de seus superiores. Depois de muito tempo de busca, o assassino foi preso. Para logo depois ser solto, e não perdeu tempo para se vingar. Sandoval morre, Esposito foge e vai para longe da mulher que amava, a colega de trabalho Irene Menéndez (Soledad Villamil). Atormentando pela a morte do amigo e por nunca ter vivido a sua história de amor, ele retoma o passado para esclarecer dúvidas, apaziguar sentimentos e finalizar seu livro. Ficando, enfim, livre. 

Bom, se a história não é tão mirabolante, a forma escolhida para contá-la é. O diretor Juan José Campanella  trabalhou com cortes inesperados, ângulos inusitados e o passado e futuro se misturando todo o tempo para o telespectador, assim como na cabeça do próprio protagonista. 


Ao contrário do que os amigos implicantes acham, eu sou admiradora do cinema argentino pela paixão e pela sensibilidade que eles imprimem nos filmes. O que só pode resultar em belas obras. E O Segredo de Seus Olhos não foge a regra. Com atores de primeira, locações de encher os olhos, trilha sonora escolhida a dedo e uma direção primorosa, o filme ganha o público a cada segundo. Ganha, e faz faz refletir... Vida, felicidade, vingança, amizade e oportunidades são alguns dos temas trabalhados durante todo o filme. Mas sabe aquele "trabalhado" que joga tudo no seu colo e faz você levar toda "bagagem" pra casa pra pensar bastante a respeito? É assim mesmo!

Outro ponto fantástico do filme é o roteiro, que de tão bem escrito, fica grudado na cabeça e mesmo sem querer, quando já se viu, sabe-se as falas de cor. Sandoval, o bêbado bonachão e engambelador de trabalho, é dono das melhores falas (aquelas que a gente não esquece mesmo) e em sua tentativa de mostrar serviço e encontrar o assassino, ele filosofa: Pero hay una cosa que no se puede cambiar, Benjamin. No se puede cambiar de pasión! E quem até então era um estorvo cômico, se torna um sábio a quem delegam pouca atenção. Como tantos que a gente conhece nessa vida. E desde então eu me ponho a pensar, a gente não puede mismo cambiar de pasión? 

E ainda nessa linha reflexiva, eu jamais me esquecerei (pelo menos não quero esquecer) de um dos momentos finais, no qual o viúvo lembra a Benjamin que ele, anos antes, lhe dissera que o assassino de sua esposa seria condenado a prisão perpétua. Ao ver que o próprio viúvo capturara o homem e o mantinha refém em sua casa, Esposito se mostra confuso e incrédulo. Como resposta a sua reação, apenas escuta: "Vos  me dijiste perpetua...". E é assim mesmo: o que a gente fala, promete, oferece ao outros, tem sempre um peso muito grande e devemos nos preocupar como isso pode afetar a vida alheia. 

E convenhamos, refletir sobre essas coisas com Darín na tela é sempre melhor!

2 comentários:

Vitor Taveira disse...

Eu sou amigo implicante mas tambem adoro cine argentino, por tudo isso q vc disse y una cosita más: a sutileza com q tratam temas politicos, como nesse caso a ditadura militar.

Fecho contigo: otima produçao,linguagem envolvente, um dos melhores roteiros dos ultimos tempos, Darín de puta madre como sempre. Filmão!

Pena que voce contou o final rsrsr muito surpreendente!

Mariana Anselmo disse...

eu sempre conto, né?? huhuHAUyhauh Em todos os posts´s de filme vc comenta isso! kkkk um dia eu aprendo, baby! JURO!