segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Um novo jornalismo também é possível

Era uma vez, em um tempo longe deste, uma característica típica dos jornalistas: contar os fatos sobre a ótica do outro, e não a sua própria, que se perdeu!

E é exatamente isso que Garcia Márquez (é, ele DE NOVO!! rs ) tenta resgatar e passar aos seus pupilos na Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano. O jornalista e escritor fundou a instituição em 1994 na cidade de Monterrey - México. A idéia surgiu, segundo o próprio Garcia Marquez, do seu desejo de compartilhar suas experiências na área e incentivar os jovens jornalistas, assim como sua crença na eficácia do método de aprendizado baseado em workshops e debates entre professores e alunos. "É um constante aprende - ensina", disse ele uma vez.

Se disser que esse é um centro internacional para o desenvolvimento profissional dos jovens jornalistas, para a troca de experiências entre colegas de profissão da Ibero-América, ou um espaço de discussão sobre a ética e as técnicas do ofício de informar, até mesmo se disser que apoia e executa projetos para o melhoramento e inovação dos meios de comunicação, se preocupando com o social, o político, o cultural e o ambiental; E por fim que presa primordialmente pelo contato e calor humano que nutre a profissão, não estará mentindo em nenhuma dessas afirmações. Essas são as maiores preocupações e projetos da fundação, que conta em seu corpo docente com 72 profissionais renomados e de grande trajetória e experiência em toda a américa.

Um dos projetos da fundação é o Prêmio Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano, que acontece anualmente e contempla diversas áreas do jornalismo, como jornalismo investigativo, denúncia, radio, multimídia, fotografia, texto e homenagem. Em 2007 aconteceu o Prêmio Extraordinário, que premiou trabalhos de áreas como diversidade cultural, sustentabilidade, conhecimento e paz. Podem participar jornalistas de toda a América e Espanha. Para maiores informações: http://www.nuevoperiodismo.org/

É, minha gente! Uma grande oportunidade para o pessoal da área. Lógico que não está para todos, mas que vale a pena dar uma olhadinha, pesquisar e pensar na possibilidade, vale! rs É, quem sabe, uma das poucas chances de ver tanta gente boa junto, e o melhor: com disposição para ajudar, ensinar e compartilhar! Como se diz por aqui: Arriégua!! Que eu também quero! =)


Se gostar, discasque essa idéia!

Nenhum comentário: