sábado, 26 de janeiro de 2008

POR FALAR EM REDAÇÃO...

Ohh meu povo, já que houve pedidos insistentes (né não, Priscila?! rs) eu resolvi ativar a opção 'coméntários' aqui no blog! Por livre e espontânea pressão mesmo! rs Espero que valha a pena! rs E que o pessoal verbalize!

E vamos falar de trabalho? rs É que eu andei lendo umas coisas sobre Redação Publicitária e conclui: Num é que o trem é bão mesmo?! rs Uma área em que criatividade e boa redação são a base de tudo. 

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas nada se compara a junção desses dois elementos. Foi por isso eu fui ao sempre útil Google e procurei algumas propagandas em que a redação teve papel importante e fez toda a diferença.

Essa campanha é para a Seagram´s Gyn, uma fabricante de bebidas canadense. Na lingua inglesa foi permitido fazer um jogo de palavras, no qual você escolhe 'isso ou aquilo'. Ou você 'drink' (beber), ou você 'drive' (dirigir). Sem imagem nenhuma, as palavas transmitiram a menssagem de uma forma redondinha!










Já nessa, imagem e palavras andam lado a lado. Uma imagem impactante, cheia de significado recebe apoio da redação, que diz: "Quando você não doa orgãos, leva alguém com você", e juntas fecham a mensagem sobre a doação de orgãos. (e só pra ressaltar, ohhh minha gente! custa nada doar! Vai fazer nada com isso depois mesmo! )





Essa, seguindo a idéia de "doe orgãos" vem direto do México. A agência Ganem criou para o Centro Nacional de Transplantes uma campanha que usa um cliché Hollywoodiano: o bilhete de recortes. Mas dessas vez a intenção não é um pedido de resgate e sim um pedido de socorro. A tradução da redação é: TRANSPLANTAR É DEIXAR QUE ALGUÉM MAIS USE O QUE VOCÊ JÁ USOU. É, mais uma vez a redação mostrando que pode dar conta do recado sozinha! rs As palavras foram montadas com partes de logos de empresas famosas e que simboliza "aquilo que você usa no seu dia-a-dia".


E pra finalizar, vamos de "Salvem o Meio Ambiente!". Essa campanha, feita pelo pessoal da Leiaute Propaganda para a rede de supermercados G Barbosa, é sobre o dia do Meio Ambiente. Outra que soube juntar direitinho a imagem e a redação. De nada adiantaria só esse sapinho criativo pra caramba. A mensagem não seria tão perfeitinha como é sem a redação. A idéia de usar o conceito de seleção natural (defendido por Darwin) com a decomposição do lixo foi porreta!

Tá vendo como dá pra 'abrir o leque' e fazer muita coisa boa? Coisa inteligente, interessante e de qualidade. E sim, pode parecer que eu seja mais uma estudante de jornalismo encantada com o mundo publicitário que daqui a pouco vai de debandar, mas não, eu não sou. É só porque eu gostei mesmo da área, das idéias que eu vi e achei que precisava transmitir... emitir! rs Diga ai se não é coisa boa, oras!! rs

Se gostar, descasque essa idéia!

Nenhum comentário: