quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

We are Carnaval!!

Eita lelê!! Chegou, minha gente!! Chegoooou!! Estão sentindo o cheirinho?! Não??? É cheiro de folia, meu povo! FO-LI-A! =) Afinal, é CARNAVAAAAL!! E a Bahia já tá pipocando! Gente de todos os lados, de todos os lugares, de todas as crenças, festas pra todos os gostos e muita alegria pelo ar. Essa é a Bahia de todos os Santos, encantos e recantos! Salve, salve terrinha amada! xD

E o assunto de hoje é esse: Carnaval. Não só o daqui (sim!! sim!! eu AINDA estou na BAHIIIIA!!), mas o carnaval do Brasil todo. Tanta festa bonita pra se ver - e curti, claaaro! Tem Recife com frevo. Povo descendo aquelas ruas antigas, apertadinhas. E os bonecos gigantes que que você só encontra lá mesmo! O povo fantasiado na rua brincando, pulando e comemorando (muitos nem sabem o que, mas comemoram!).

Mas se você quer é muito axé, corra pra cá! A Bahia lhe espera! E não, não é só em Salvador que que o 'pau quebra'!! rs Em Porto Seguro e Ilhéus a festa é garantida. Se você quer festa e sussego (sim! isso é possível! rs) e gastar beeem menos, você tem o litoral do extremo sul. Prado, Alcobaça, Mucuri e Caravelas fazem a festa da mineirada e dos capixabas! rs Arriégua, que é bom demais! rs E tem tanta cultura envolvida, que ninguém pode dizer que é só trio e uma multidão atrás. O bloco dos Filhos de Gandhi, comandado pelo sempre grande Gilberto Gil, os blocos afros do Ileaiê e do Pelô, o Olodum e outros tantos usam dessa festa pra mostrar ao povo um pouquinho de cultura, de história e que aqui tudo se funde acaba por virar um só.



Caravelas - terceira cidade mais antiga do país - além da bagunça (de-li-ci-o-sa!! xD ) tem duas escolas de samba. Pasmem! Fora a precariedade de recursos, e o orçamento bem menor do que as grandes escolas do Rio e São Paulo, elas não perdem em nada para as de lá. Têm alas, fantasias, enredo, mestre sala e porta bandeira, carros alegóricos e muita paixão envolvida. Lá o turista, se "der na telha", pode correr e ainda sair na escola- sem pagar nenhum tustãozinho se quer! Dá gosto de ver o empenho com que o pessoal da cidade trabalha por isso. E o resultado é tão lindo! Tem ainda o bloco das Nagôs, aprsentação dos índios Tupinambás e os blocos que os foliões tradicionalmente fazem. Sem contar as muquiranas que são hilárias! rs Opaaa!! tem banho de cheiro no ultimo dia também! É nojentinho, mas se não tomar é porque não passou carnaval em Caravelas como manda a regra! rs Pra saber mais um tikinho só: Portal Caravelas xD


Mas se pra você isso é pouco, corre pro Rio ou pra São Paulo. Por que também é danado de bonito ver a festa de lá. O samba entra pelos ouvidos, percorre todo o corpo e quando chega no coração... Ai já era! rs Muita coisa bonita de se ver (e não, eu não estou falando da mulherada semi nua que invade a avenida!), muito samba bom de se ouvir. Mas como diria Paulinho da Viola: Ah, que os tempos já não são mais os mesmos. Que saudade do carnaval de outrora!

Mas se quer correr disso tudo ou simplesmente fazer diferente, vá pra Guaramiranga - Ceará. É uma cidadezinha de serra, com um friozinho gostoso (é, eu também me espantei quando soube que no ceará tinha serra e frio! oO ) que oferece uma opção belíssima para quem quer fugir da rotina carnavalesca: O Festival de Jazz e Blues. No início ninguém acreditou que vingaria, mas o evento mostrou ter público e força pra acontecer. Tanto que agora quando acaba em Guaramiranga ele desce para Fortaleza, porque a pequenina cidade não estava mais comportando tanta gente. São músicos e cantores do mundo todo, dando destaque para os grandes talentos, pouquíssimo reconhecidos, do nordeste neste ramo da música. Eu nunca fui, mas dizem que é uma belezura e que vale a pena por demais. E é pra lá que eu me jogo ano que vem! Se Deus quiser! rs Pra se inteirar do assunto: Festival de Jazz e Blues =)





Agora, se nada disso lhe apetece e você morre de saudades daqueles bailes de salão com suas marchinhas e fantasias, corra pro baile mais próximo! rs Não é a coisa mais fácil de achar nos dias de hoje, mas impossível também não é! É só dar uma olhadinha na internet, sondar com o vizinho ou ficar de butuca nos bafafás da cidade e pronto! Você encontra sua festa!

Então gente, meio (ou completamente) sem sentido esse post, mas é que eu gosto tanto de carnaval que deu vonatde de falar. E olha que existe muito mais festa por ai, que eu nem sei onde ou como se comemora. Mas o importante é aproveitar! =) Um tiquinho de juízo nunca matou ninguém! rs estejam vivos para o próximo e rezem para que eu esteja! rsrs
E agora, sem post até quinta que vem! xD





p.s.: Como assim Priscila "Ah, agora eu acostumei mandar e-mail. Quero mais comentários não!" ? Olha que eu te soco, menina!! rs Jamais, chatura! Jamais!







Se gostar, descasque essa idéia!

3 comentários:

Anônimo disse...

E SALVE O BOM CARNAVAL!
POST BACANA! PARABÉNS PELO BLOG. (O DIÊ ENCHEU SUA BOLA E NÃO FOI POR ACASO).

[ ]'S

Darshany L. disse...

imagina mariana em pleno carnaval...
churrascom x 1000?

UHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAU


;**

Nath. disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee florr

asdhuahfuias

; )